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Varejo cresce em medicamentos e desacelera em alimentos

O varejo farmacêutico deve apresentar bons resultados no terceiro trimestre, mas o varejo alimentardeve enfrentar desaceleração nas vendas; confira ações em destaque

Farmácia

O destaque positivo do 3T25 deve ser a rede Pague Menos (PGMN3), com crescimento de receita de 17% em relação ao ano passado | Foto: Getty Images

O varejo farmacêutico deve apresentar bons resultados referentes ao terceiro trimestre em termos de crescimento de vendas, com as empresas apresentando um ritmo decente entre 14% e 17% na comparação anual, segundo análise do Banco Safra.

Após alguns obstáculos no primeiro semestre de 2025, o setor agora se beneficia de ventos favoráveis, como o aumento da demanda por medicamentos GLP-1 e um inverno rigoroso.

Na visão dos especialistas do Banco Safra, o destaque positivo do 3T25 deve ser a rede Pague Menos (PGMN3), com crescimento de receita de 17% a/a, combinado com um ganho de 48 pontos-base na margem EBITDA, enquanto as demais empresas devem apresentar margens EBITDA estáveis.

No entanto, o Safra destaca que a Raia Drogasil (RADL3) deve continuar em trajetória de recuperação, com crescimento de 14% a/a (vs. 12% no 2T25) e margem EBITDA estável (vs. pressão de 33bps no 2T25).

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O Banco Safra projeta um aumento de 15% a/a nas vendas da Hypera (HYPE3), combinado com um ganho de 450 pontos-base na margem EBITDA, já que a empresa enfrenta bases de comparação fáceis (ajustes de capital de giro iniciados no 3T24 e encerrados no último trimestre).

Quanto à Blau (BLAU3), o Safra espera resultados fracos (vendas com alta de apenas 3% a/a), devido a restrições de capacidade, com margem EBITDA estável.

No varejo alimentar, os especialistas do Safra esperam um trimestre de desaceleração nas vendas, com Grupo Mateus (GMAT3) e Assaí (ASAI3) sendo os destaques negativos na cobertura.

O Grupo Mateus deve ser o destaque negativo, com crescimento de 11% a/a, uma desaceleração significativa em relação ao 2T25 (+14%), e uma pressão de 27 pontos-base na margem EBITDA.

Para a ASAI, o Safra espera crescimento de receita de +5% a/a (vendas em mesmas lojas com alta de apenas +2% YoY, combinadas com a abertura de 7 lojas), junto com um ganho de +20bps na margem EBITDA (um ganho menor em relação aos trimestres anteriores).

Por fim, a rede GPA deve apresentar um crescimento tímido de receita e expansão estável da margem EBITDA.

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