close

Taxa de juros começa a cair no fim de 2025, com inflação na meta

Inflação abaixo da esperada em maio reforça projeção dos especialistas do Banco Safra de início da redução da taxa de juros (Selic) no fim do ano

gasolina

Os preços Administrados variaram 0,70%, ante previsão de 0,84%, com destaque para a forte surpresa baixista na gasolina | Foto: Getty Images

A inflação oficial medida pelo IPCA registrou variação de 0,26% no mês de maio, na comparação com o mês anterior. O resultado ficou abaixo da projeção do Banco Safra, de 0,32%. No acumulado em 12 meses, o indicador registra alta de 5,32%.

Os preços Administrados variaram 0,70%, ante previsão de 0,84%, com destaque para a forte surpresa baixista na gasolina. Os preços de Bens Industriais tiveram crescimento de 0,06%, que se compara com a projeção do Safra de 0,28%.

Os preços de Alimentação no Domicílio variaram 0,02%, ante previsão de -0,04%. Por fim, a inflação de Serviços registrou alta de 0,18%, frente à projeção de 0,12%.

Os Serviços Subjacentes marcaram variação mensal de 0,42%. Com isso, a média dos núcleos variou 0,30%, abaixo da expectativa de 0,38%. Considerando os dados com ajuste sazonal, essa métrica desacelerou de 5,8% no mês anterior para 5,2% na média móvel de três meses anualizada.

O resultado abaixo do esperado reforça a perspectiva do Safra de arrefecimento da inflação nos próximos meses e variação do IPCA de 5,1% no fim deste ano – projeção abaixo do consenso do mercado financeiro.

A leve surpresa altista frente à projeção no setor de Serviços foi mais do que compensada pelo arrefecimento da inflação em Bens Industriais, permitindo um alívio maior do que o esperado para a média dos núcleos.

Safra projeta queda da taxa de juros no fim de 2025

As próximas leituras de inflação devem seguir em patamar baixo, puxados principalmente pela deflação projetada para os alimentos. No médio prazo, a apreciação cambial e a queda no preço do commodities, já evidenciada na deflação registrada nos índices de preço ao produtor, devem ajudar a conduzir a inflação para a meta.

A expectativa de arrefecimento da atividade e a redução da inflação ao longo do segundo semestre devem levar o Banco Central de Brasil a iniciar um processo de redução da taxa básica de juros no final deste ano, segundo os especialistas do Banco Safra.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra