close

Entrada de estrangeiros na B3 favorece cenário para renda variável

Relatório do Banco Safra com recomendações de investimentos para julho aumenta alocação em renda variável e indica produtos para todos os perfis de investidores

Especialistas do Safra afirmam que o movimento de rotação global de ativos deve continuar favorecendo a entrada de capital estrangeiro na B3 | Foto: Getty Images

O comitê de Alocação de Investimentos do Banco Safra fez ajustes nas recomendações de investimentos e decidiu por aumentar levemente a alocação em renda variável brasileira, tendo em vista o cenário atual para investimentos no mês de julho. O comitê divulgou o Safra Report para julho, que traz as recomendações de investimentos para os diferentes perfis de investidores.

Os especialistas do Safra afirmam que o movimento de rotação global de ativos deverá continuar favorecendo a entrada de capital estrangeiro na bolsa brasileira. Além disso, os preços das ações brasileiras seguem atrativos (valuation), com fundamentos sólidos em diversos setores.

Para viabilizar esse aumento em bolsa, o comitê reduziu a alocação em ativos prefixados. Essa classe teve uma valorização significativa nos últimos meses, beneficiada pela aproximação do fim do aperto dos juros, previsto para o fim de 2025.

Saiba mais

O Safra entende que boa parte da valorização já foi capturada e, portanto, optou por realizar parte dos lucros. O Safra Report destaca que o comitê de alocação segue atento aos desdobramentos do cenário fiscal brasileiro e à condução da política monetária global, ajustando a carteira sempre que necessário para manter o equilíbrio entre risco e retorno.

Em junho, os mercados acionários globais apresentaram desempenhos mistos, refletindo a combinação de fatores geopolíticos, expectativas de política monetária e dados econômicos. O S&P 500 encerrou o mês com alta de 5,0%, impulsionado pela trégua momentânea no Oriente Médio, ausência de novos choques comerciais e maior precificação de cortes de juros pelo Federal Reserve. Já o Ibovespa avançou 1,3% no mês, sustentado pelo fluxo estrangeiro e pela percepção de que o ciclo de alta da Selic terminou, mesmo com a sinalização do Banco Central de manutenção dos juros em patamar elevado por um período prolongado.

Diante desse cenário, o comitê de alocação realizou ajustes nas carteiras para o mês de julho, buscando capturar oportunidades de valorização e ao mesmo tempo, preservar os ganhos recentes em determinadas classes.

Nos últimos meses, observa-se uma melhora no apetite global por risco, impulsionada pela expectativa crescente de que o Federal Reserve (Fed) poderá iniciar o ciclo de cortes de juros ainda em 2025. Esse movimento tende a beneficiar ativos de maior risco, como ações, especialmente em mercados emergentes.

No Brasil, a política monetária restritiva e a ausência de estímulos fiscais relevantes estão contendo a demanda doméstica. Em contrapartida, a forte produção agrícola e a expansão da produção de petróleo têm ajudado as exportações. O resultado dessas duas forças é um crescimento pouco inflacionário e favorável à apreciação da taxa de câmbio.

A projeção do Safra para o crescimento do PIB foi revisada de 1,7% para 2,1% em 2025, e para o IPCA, de 5,1% para 4,9% (abaixo do consenso). A dinâmica de preços tem sido marcada por evidências de um claro processo desinflacionário.

Os resultados benignos de inflação que aparecerão ao longo do segundo semestre deste ano, num cenário de moderação na atividade econômica e taxa de câmbio contida, tendem a reduzir as expectativas do consenso. Isso, por sua vez, reduzirá as projeções de inflação do Banco Central do Brasil para o horizonte relevante e trará a confiança necessária para que a autoridade monetária inicie um ciclo de corte de juros em dezembro deste ano, segundo a análise do Safra.

Safra Report atualiza recomendações de investimentos

Renda fixa

SAFRA INFRA RENDA FIXA ATIVO – Fundo de infraestrutura que possui mecanismos de defesa em sua estratégia, buscando maior conservadorismo em momentos de oscilação do mercado e retornos acima do CDI. Possui uma carteira composta majoritariamente por debêntures de empresas que atuam no setor de infraestrutura, tendo como principal diferencial a isenção do Imposto de Renda para PF. Além disso, utiliza gestão ativa na renda fixa para buscar possibilidades de ganhos na curva de juros.

SAFRA CAPITAL MARKET INFRA PROFIT II – Fundo de infraestrutura que possui mecanismos de defesa em sua estratégia, buscando maior conservadorismo em momentos de oscilação do mercado e retornos acima do CDI. Possui uma carteira composta majoritariamente por debêntures de empresas que atuam no setor de infraestrutura, tendo como principal diferencial a isenção do Imposto de Renda para PF.

Multimercado

MANAGER KAPITALO K10 S – Fundo multimercado Macro que monta posições de acordo com a leitura dos cenários macroeconômicos. O fundo K10 investe de forma ampla em ações, moedas e juros, atuando tanto em países do G10 quanto em mercados emergentes. Já nas commodities, o foco está em energia, metais e produtos agrícolas. A estratégia para ações, juros e moedas segue uma abordagem “top-down”, ou seja, começa com a análise do cenário macroeconômico. Para commodities, a análise é “bottom-up”, baseada em fundamentos específicos de cada ativo.

Internacional

SAFRA ÍNDICES GLOBAIS – O cliente recebe o melhor entre uma taxa prefixada e a estrutura do tipo Rainbow que aloca pesos maiores para os ativos com melhores desempenhos. No vencimento, os índices recebem pesos de acordo com a sua rentabilidade observada no período total.

SAFRA S&P REAIS MM – O fundo passivo que proporciona ao investidor, acesso às 500 principais ações americanas através de um único produto. A estratégia busca acompanhar o S&P 500, principal índice de ações dos Estados Unidos, sem possuir a variação do dólar. Dessa forma, o cliente não precisa ter uma conta no exterior para incluir este investimento em seu portfólio.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra