Safra Report: renda fixa lidera recomendações de investimentos
Safra Report apresenta as recomendações de investimentos para cada perfil de investidor no mês de junho: renda fixa continua em destaque no atual cenário de juros
10/06/2025
Investimentos alternativos e de alocação internacional complementam as recomendações como alternativa de diversificação | Foto: Getty Images
Os especialistas do Banco Safra mantiveram as recomendações dos portfólios para os diferentes perfis de investidores para o mês de junho. O Safra Report, relatório mensal com orientações para os investidores, destaca que as mudanças promovidas nos meses anteriores continuam válidas em termos de risco e retorno potenciais das carteiras recomendadas.
O relatório destaca que a classe renda fixa – na somatória de todas as suas subclasses – são as opções de investimento dominantes nas recomendações.
O Safra considera que a renda fixa pós-fixada continua como alternativa interessante para diluir risco e – em função das altas taxas de juros – com retorno potencial superior as médias históricas.
O banco destaca, no entanto, que como aconteceu no passado recente, quando os indícios para início do processo de queda dos juros passam a ser críveis – como os economistas enxergam atualmente – as subclasses renda fixa prefixada e de juros reais (IPCA+) tendem a superar o CDI nos 12 meses seguintes.
As principais recomendações para o mês de junho são o prefixado com vencimentos próximos a 3 anos e opções IPCA+ com vencimentos entre 7 e 10 anos.
Apesar de cautelosos com a renda variável local em função da percepção de riscos locais e mundo afora, os analistas do Banco Safra enxergam bom potencial de valorização das ações brasileiras nos próximos 12 meses, dado, entre outras variáveis, os múltiplos ainda descontados.
“O Banco Safra reforça a importância de alocação classe e a dificuldade (para não falar impossibilidade) de acertar o market timing, dessa forma nossas sugestões de investimentos recaem sobre operações estruturadas de capital protegido e/ou fundos de estratégia long
biased”, destaca o Safra Report.
Investimento alternativos e de alocação internacional (em parte dolarizada e parte protegida dos efeitos do câmbio) complementam as preferências em função do efeito de diversificação que geram no portfólio e pelo significativo potencial de valorização.
Entre os exemplos o relatório cita as estruturas que acompanham a valorização do Ouro e as opções de investimento expostas ao ecossistema de inteligência artificial. O relatório reitera que as melhores decisões de investimento sempre percorrem o caminho da diversificação.
Alocação de investimentos por perfil de investidor
A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:
- 1) Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais;
- 2) Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos;
- 3) Conhecimento e experiência com investimentos.
A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo. Confira:
Ultraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.
Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, os especialistas do Banco Safra entendem que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.
Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.
Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.