Melhores opções de investimentos com juros a caminho dos 14,75% ao ano
Relatório do Banco Safra com recomendações de investimentos para o início de 2025 traz posição mais defensiva, com mais alocação em ativos internacionais dolarizados
08/01/2025
O Safra mantém a preferência pela classe de investimentos de juros reais (IPCA+), que continua mostrando taxas atrativas e que raramente foram vistas nos últimos 10 anos | Foto: Getty Images
Com a previsão de que a taxa básica de juros caminhe para 14,75% ao ano em maio de 2025, os especialistas do Banco Safra recomendam aos investidores uma posição mais defensiva neste início de ano.
O Safra Report de janeiro, com sugestões de investimentos para os clientes do banco, recomenda a redução da alocação em renda variável local e aumento da alocação em ativos internacionais dolarizados para diminuir a exposição ao risco país e capturar oportunidades na renda fixa e na renda variável, principalmente, norte americana.
Adicionalmente, o Safra sugere reduzir levemente a alocação na classe multimercado e aumentar a exposição em ativos pós-fixados, que além de servirem como caixa para futura oportunidades de alocação, diminuem o risco total das carteiras.
Por fim, apesar da volatilidade sofrida nos últimos meses e a busca por reduzir o risco potencial das carteiras sugeridas, o Safra destaca que que é em momentos de maior incerteza que residem as melhores oportunidades de investimento.
“Continuamos recomendando exposição cautelosa aos ativos de risco como ações locais através de operações estruturadas feitas com papeis selecionados pelo nosso research e em crédito privado, evitando concentrações muito significativas no mesmo emissor”.
“Reforçamos que diversificação sempre foi a melhor decisão de investimento e, para 2025, não será diferente”.
Saiba mais
- Carteira de Renda Fixa Incentivada tem projeção de retorno de 119% do CDI
- Safra eleva recomendação da Petrobras para compra
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Safra Report: recomendações para cada perfil de investidor
Ultraconservador
Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Conservador
Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Moderado
Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Dinâmico
Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.
