close

Recomendação para março reforça prefixados de até três anos

Relatório com recomendações de investimentos do Banco Safra para março tem ajustes, diante da volatilidade da Bolsa e do cenário de incertezas na economia

Safra Report investimentos

Apesar da redução dos spreads de crédito, o Safra continua vendo alternativas interessantes em dívida privada e isentas de imposto de renda para pessoas físicas | Foto: Getty Images

O Banco Safra realizou ajustes nas carteiras de investimentos recomendadas e sugeridas, diante da volatilidade da Bolsa e do cenário de incertezas tanto no âmbito interno quanto externo.  A informação está no Safra Report de março – relatório completo com recomendações de investimentos para cada perfil de investidor.

No Brasil, as preocupações com a situação fiscal persistiram nos dois primeiros meses do ano, com os investidores atentos às medidas do governo para controlar os gastos públicos. Além disso, decisões políticas e declarações de autoridades geraram impacto no mercado, influenciando a confiança dos investidores. Segundo o Safra, estes fatores contribuíram para um aumento na curva de juros, tornando as taxas de renda fixa mais atraentes.

Diante desse movimento, os especialistas do Safra realizaram um ajuste marginal nas carteiras, diminuindo a alocação em renda fixa pós-fixada e aumentando a parcela de prefixados curtos (vencimento em até 3 anos), que apresenta prêmios mais interessantes.

Saiba mais

O Safra mantém a preferência pela classe de juros reais (IPCA+) que continua mostrando taxas atrativas e que raramente foram vistas nos últimos 10 anos, principalmente aquelas com vencimentos entre 7 a 10 anos.

Apesar da redução dos spreads de crédito, o Safra continua vendo alternativas interessantes em dívida privada e isentas de imposto de renda para pessoas físicas.

Na renda variável, o banco continua com uma visão cautelosa para o Ibovespa, apesar do valuation descontado frente à sua média histórica.

Para os especialistas do Safra, os riscos tanto externos quanto internos devem continuar impactando os preços dos ativos. O banco segue preferindo estratégias mais conservadoras e de capital protegido dentro da classe.

No âmbito internacional – os índices norte-americanos apresentaram desempenho negativos, influenciados por diversos fatores econômicos e
geopolíticos.

Colaboraram para a variação negativa dos índices os dados de inflação dos EUA que vieram mais pressionados do que o esperado, as políticas tarifárias do presidente Donald Trump e dados de atividade econômica resilientes, podendo impactar a condução da política monetária pelo Federal Reserve.

De todo modo, Investimentos Internacionais em dólares, de renda fixa e renda variável, continuam entre as preferências do Safra, como alternativas para diversificação e captura de oportunidades.

O Safra Report reforça que a diversificação é o caminho dos bons resultados das decisões de investimento.

Safra Report: recomendações para cada perfil de investidor

A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:

  • 1) Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais;
  • 2) Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos;
  • 3) Conhecimento e experiência com investimentos.

A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo:

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, os especialistas do Banco safra entendem que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Banco Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.

Alternativas de investimentos

Opções de investimentos para os investidores conservadores e ultraconservadores:

SAFRA AGILITÉ: O fundo busca atingir seus objetivos alocando os recursos em uma carteira de crédito privado conservadora, mantendo sempre uma carteira líquida para se adequar ao seu prazo de resgate. O fundo conta com uma criteriosa seleção de ativos de crédito privado, com processos de análise proprietários, além de 6 anos de história com resultados acumulados consistentes. Mais informações aqui.

SAFRA INFRA JUROS REAIS: O fundo possui uma carteira composta majoritariamente por debêntures de empresas que atuam no setor de infraestrutura, tendo como principal diferencial a isenção do Imposto de Renda para PF. Com gestão ativa, busca no mercado de infraestrutura as melhores oportunidades diante do cenário econômico. Mais informações aqui.

MANAGER ARMOR AXE Fundo Multimercado que busca proporcionar ganhos de capital mediante operações nos mercados de juros, câmbio, ações, commodities e dívida, utilizando se dos instrumentos disponíveis tanto nos mercados à vista quanto nos mercados de derivativos. O fundo poderá se utilizar, entre outros, de mecanismos de hedge, operações de arbitragem e alavancagem para alcançar seus objetivos. Mais informações aqui.

SAFRA MAXWELL MACRO: Fundo multimercado macro com processo de investimento quantitativo, isto é, conta com uma equipe de gestão e pesquisa que busca desenvolver algoritmos para executar as estratégias de investimento em diferentes mercados. O fundo Maxwell é uma alternativa de investimento que une a tecnologia na gestão com a tradição e experiência Safra Asset, buscando sempre a melhor relação risco x retorno, através de sua ampla diversificação de carteira. Mais informações aqui.

Opções de investimentos para investidores moderados e dinâmicos:

MANAGER CANTI CIC MM: Fundo da gestora americana Cantillon Capital, fundada em 2003 e com mais de UU$ 18,7 bilhões sob gestão. Possui estratégia única com exposição à variação cambial buscando retorno no longo prazo através do investimento em ações de empresas globais de
qualidade com análise bottom up. Mais informações aqui.

Safra JSS Bond US High Yield: Fundo do J Safra Sarasin em parceria com a Federated Hermes que possui mais de
US$ 14 bilhões em ativos high yield sob gestão, além de contar com uma experiência em gestão de créditos high yield desde 1972. O fundo busca investir no mínimo 80% da sua carteira em títulos com alto potencial de retorno no mercado norte americano, podendo também investir de maneira oportunística em ações, limitado em 15% da carteira. O fundo é hedgeado para reais, ou seja, não possui variação cambial. Mais informações aqui.

SAFRA INTELIGENCIA ARTIFICIAL: Gestão Safra investindo em empresas e índices (ações, BDRs e ETFs) ligadas ao universo da Inteligência Artificial. Possui um criterioso processo de análise para que seus investimentos façam parte dessa revolução. Inteligência Artificial é um dos temas atuais considerados disruptivos , o que significa ter a capacidade de romper padrões. Neste caso, espera se da Inteligência Artificial que ela provoque uma ruptura nos padrões de tecnologia já estabelecidos no mercado. Mais informações aqui.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra