close

Safra Mercado Imobiliário: estratégia inovadora busca oportunidades de ganho de capital

Novo fundo multimercado do Banco Safra foi criado para aproveitar descontos de preços de ativos imobiliários que perderam investidores por causa da alta de juros

Novo fundo multimercado aproveita preços com descontos e oferece vantagem tributária, explica Daruâ Sena

O Banco Safra está oferecendo a clientes investidores profissionais uma estratégia inovadora de investimentos. Trata-se de um fundo multimercado que investe em ativos imobiliários. O objetivo é aproveitar as oportunidades do mercado, que perdeu muitos investidores pessoas físicas no atual cenário de aperto de juros, o que levou a uma queda dos valores dos ativos imobiliários.

Segundo o especialista Daruã Sena, da Safra Asset, estratégia do fundo multimercado Safra Mercado Imobiliário consiste em aproveitar os grandes descontos dos ativos no atual momento para montar uma posição destinada a surfar no ganho de capital.

“Em momentos de altas taxas de juros não é comum ouvir falar em fundos imobiliários, pois este é um setor que tem desempenho melhor e mais procura em tempos de juros baixos. Mas, é aí que mora a oportunidade da estratégia: no atual cenário de aperto dos juros, os investidores pessoas físicas fogem dessa classe de investimentos, o que provoca um queda dos valores. A classe está muito descontada, especialmente nos fundos de tijolos – que compram imóveis”, explica ele em entrevista no Canal do Banco Safra no Youtube.

O Safra Ativos Imobiliários é uma estratégia que investe em ativos e fundos imobiliários. Mas, ao invés de ser listado, é um fundo multimercado. Por esta característica ele pode ser considerado como uma alternativa de investimento anti-cíclica.A

“Nos fundos imobiliários, existem duas formas de ganhar dinheiro: com dividendos e com o ganho de capital, ou seja, a valorização da cota no fundo. O Safra Ativos Imobiliários vai mirar o ganho de capital. A ideia é aproveitar os descontos exacerbados de forma a apropriar um bom ganho de capital no futuro”.

Como qualquer fundo, tem uma cota mínima e é destinada a investidores profissionais. Mas, o aporte mínimo é de R$ 100 mil, considerado baixo para o público deste segmento.

Como a tese é anticíclica, a melhora dos ativos deve acontecer com a melhora do cenário macroeconômico, o que não deve ocorrer no curto prazo. Por isso, na estrutura deste fundo multimercado que investe em ativos imobiliários, o período mínimo de investimento é de 12 meses. Apóes este período, o resgate pode ser solicitado para 90 dias.

A tese da estratégia está projetada para um período de 40 meses. “Considerando um cenário básico de melhora macroeconômica (com a NTNB indo um pouco abaixo de 6%) estamos falando de um fundo com potencial de retorno de mais de 25% ao ano”.

Safra mercado Imobiliário oferece vantagem tributária

O custo do produto está em linha com a taxa de administração que se paga nos fundos imobiliários: terá custo de 1% ao ano de taxa de administração e taxa de performance de 20% sobre 100% do CDI.

Os fundos imobiliários são isentos nos dividendos, mas não do ganho de capital. No multimercado, o investidor recolhe impostos, mas por ser voltado para investidores profissionais e que vai alocar mais de 95% do patrimônio líquido em ativos isentos do come-cotas, o investimento se enquadra na tributação de renda variável (15% no resgate das cotas).

“Hoje, o investidor que investe em cotas de fundos imobiliários, quando tem ganho de capital precisa recolher 20% de IR. No multimercado, ele vai recolher só 15%. Como a tese é focada no ganho de capital, o investidor tem essa eficiência de tributação”, explica Daruã Sena.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra