Rumo melhora desempenho no ano e tem recomendação de compra
Rumo apresentou um aumento de 27% nos volumes industriais em relação ao ano anterior, principalmente como resultado da expansão dos volumes de madeira, celulose e papel em sua operação Norte
10/01/2025
O Banco Safra vê o resultado mensal como ligeiramente negativo para a Rumo | Foto: Divulgação
A concessionária de ferrovias Rumo (RAIL3) divulgou seu desempenho operacional para dezembro de 2024, que atingiu 5,6 bilhões de RTKs em volume total embarcado, -9,1% ano a ano, enquanto o volume do quarto trimestre de 2024 alcançou 19,9 bilhões de RTKs, um aumento de 1,6%.
Esta queda é explicada pelos menores volumes transportados através de sua operação do Norte (-8,0% ano a ano), principalmente de milho (-26,1% ano a ano), e por uma queda de 14,9% no volume em suas operações do Sul, também explicado por menores volumes de milho (-28,6%).
Saiba mais
- E-commerce cresce 20% em dezembro com avanço da chinesa Temu
- Melhores opções de investimentos com juros a caminho dos 14,75% ao ano
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Do lado positivo, a Rumo apresentou um aumento de 27% nos volumes industriais em relação ao ano anterior, principalmente como resultado da expansão dos volumes de madeira, celulose e papel em sua operação Norte (+115% em relação ao mesmo período).
Safra tem recomendação de compra para a ação da Rumo
O Banco Safra vê o resultado mensal como ligeiramente negativo para a Rumo. O volume transportado em dezembro caiu 9,1% a/a, enquanto seu volume no 4T24 ficou 1,6% abaixo da nossa previsão. O Safra mantém a recomendação de Compra para a ação da Rumo (RAIL4).