Renda fixa lidera ranking das melhores opções para investir no atual cenário
A renda fixa segue como um dos pilares das recomendações de investimentos do Banco Safra, com destaque para ativos prefixados e indexados à inflação
03/10/2025
Em tempos de incerteza, a diversificação dos investimentos é a melhor ferramenta para proteger e potencializar o patrimônio, destaca o relatório do Banco Safra para investidores | Foto: Getty Images
Os investimentos em renda fixa local continuam como os grandes pilares das recomendações do Banco Safra para o atual cenário da economia. Os fundos multimercado continuam sendo uma alternativa eficiente, por sua capacidade de adaptação e resposta rápida a mudanças de cenário.
Na renda variável local, fundos long biased ou operações estruturadas oferecem maior controle de risco e flexibilidade, segundo o Safra Report, relatório mensal com as recomendações do Comitê de Alocações do Banco Safra.
O relatório com recomendações para o mês de outubro traz uma análise do cenário econômico que destaca a tendência de queda de preço das commodities e impacto positivo na inflação, o que pode dar condições para que o Banco Central inicie o processo de redução da taxa básica de juros (taxa Selic) no final deste ano.
Mas, enquanto os juros básicos permanecem nos atuais 15% ao ano, os especialistas do Safra reafirmam as recomendações de alocação na classe Multimercado.
Proximidade do início da queda dos juros muda cenário para investimentos
Os ativos de risco seguem se valorizando, impulsionados por expectativas com relação aos ciclos de afrouxamento monetário tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil. No entanto, o momento exige cautela, especialmente diante da possibilidade de eventos externos que possam alterar o rumo dos mercados.
O Safra destaca a proximidade das eleições no Brasil, que devem contribuir para um aumento de volatilidade nos mercados, assim como as questões fiscais nos EUA podem dificultar a condução da política monetária do Federal reserve.
Nesse contexto, os fundos multimercado continuam sendo uma alternativa eficiente, por sua capacidade de adaptação e resposta rápida a mudanças de cenário. Já a renda variável local permanece atrativa, mas, considerando os riscos internos e externos, o Safra reforça que a melhor forma de se expor à classe é por meio de fundos long biased, ou operações estruturadas, que oferecem maior controle de risco e flexibilidade.
Renda fixa em destaque nas recomendações de investimentos
A renda fixa se mantém como um dos grandes pilares das recomendações do Safra, com destaque para ativos prefixados com vencimentos entre 2 e 3 anos e indexados à inflação com vencimentos entre 7 e10 anos, que oferecem boas oportunidades em um cenário de possível início de corte de juros no Brasil.
Os ativos pós-fixados começam a perder atratividade, mesmo com o patamar elevado da taxa de juros. A alocação internacional segue como um dos grandes destaques da estratégia do Safra. Em especial, o universo ligado à inteligência artificial tem se mostrado promissor, tanto como fonte de diversificação quanto como vetor de retorno potencial, dada sua exposição a mercados desenvolvidos e com tendência de crescimento estrutural.
A diversificação continua sendo o principal pilar da estratégia do Banco Safra. “Em tempos de incerteza, ela é a melhor ferramenta para proteger e potencializar seus investimentos”, destaca o Safra Report de outubro.
Recomendação de investimentos para cada perfil de investidor
A avaliação do perfil de investidor nos ajuda a entender três aspectos fundamentais:
- 1) Capacidade para investir, considerando o equilíbrio entre renda, despesa, poupança e reservas atuais;
- 2) Tolerância às oscilações nos valores dos investimentos;
- 3) Conhecimento e experiência com investimentos.
A combinação ponderada desses aspectos classifica o investidor em um dos quatro perfis abaixo. Confira:

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, o Safra entende que existe espaço para diversificação por meio de Renda Fixa e Fundos Multimercado. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, o Safra entende que existe espaço para a diversificação além da Renda Fixa e Fundos Multimercado, adicionando uma parcela de investimentos em Renda Variável Local e ativos internacionais.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercados podem ser predominantes na alocação para potencializar a expectativa de retorno esperado. Pensamento de longo prazo é importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em busca de maiores potenciais de retornos. Poderá haver maior exposição à Renda Variável, Fundos Imobiliários e Internacional, com o objetivo de potencializar retornos diferenciados. O foco no longo prazo é muito importante para este investidor.