Dinâmica positiva nas exportações favorece BRF e Minerva
BRF tem maior exposição às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva é a mais exposta às exportações de carne bovina
17/12/2024
Safra continua a ver uma dinâmica positiva nas exportações de aves e suínos devido à forte demanda e à dinâmica favorável dos custos | Foto: Getty Images
A Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou os dados preliminares da segunda semana de dezembro mostrando resultados moderados para todas as proteínas. Os números estão em grande parte alinhados com a sazonalidade. O Banco Safra considerou os resultados sequenciais moderados para todas as proteínas.
Os volumes de carne bovina aumentaram 8% na semana, mas ainda caíram 26% no comparativo mensal. Os volumes de aves diminuíram significativamente na semana, apontando para uma queda de 9% na comparação mensal.
Além disso, os volumes de carne suína caíram 7% na comparação semanal e -12% no mês. Em termos de preços, os resultados também não foram bons (-1% na semana para carne bovina, -1% na semana para aves e -5% na semana para carne suína).
Saiba mais
- Carteira de renda fixa juros mensais pode alcançar 112% de retorno
- Melhores títulos de renda fixa incentivada com dólar e juros em alta
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Por outro lado, os preços do gado desaceleraram 6% em termos mensais, possivelmente sinalizando um alívio nos spreads de exportação de carne bovina após uma contração nas últimas semanas.
Os preços dos grãos mais uma vez tiveram desempenho inferior ao dos preços de exportação de aves, após várias semanas em uma tendência oposta, mas superaram o desempenho da carne suína esta semana.
Exportações favorecem frigoríficos BRF e Minerva
Em suma, o Safra continua a ver uma dinâmica positiva nas exportações de aves e suínos devido à forte demanda e à dinâmica favorável dos custos, enquanto a rentabilidade das exportações de carne bovina depende mais da demanda global e dos preços fortes, uma vez que os custos do gado podem ter entrado numa fase ascendente de médio prazo.
No universo de cobertura do Banco Safra, a BRF (BRFS3) é a empresa com maior exposição às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina.