Tecnologia da informação e comunicação em destaque no setor de serviços
Processo de arrefecimento da demanda interna decorrente da alta da taxa Selic ficou evidente na Pesquisa mensal de Serviços do IBGE
12/09/2025
Trackings do Banco Safra indicam que o setor de serviços deve registrar moderação adicional no próximo mês, como consequência da política monetária restritiva | Foto: Getty Images
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE mostrou crescimento de 0,3% no setor em julho, na comparação com o mês anterior com ajuste sazonal, resultado em linha com a expectativa do Banco Safra.
Em termos interanuais, houve expansão de 2,8% a/a, idêntico ao observado no mês anterior. No dado desagregado, os segmentos de transportes e outros serviços apresentaram contração, enquanto os demais componentes expandiram na margem.
Saiba mais
- Ex-secretário do tesouro de Trump participa de evento do J.Safra
- IA redesenha mercados e portfólios de investimentos
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Correto
Avaliação do Safra sobre atividade no setor de serviços
O principal destaque positivo da divulgação , segundo a avaliação do Banco Safra, foi o desempenho de informação e comunicação, que cresceu 1,0% m/m no mês dando prosseguimento ao bom desempenho do segmento.
Dentro desse grupo, os serviços de tecnologia da informação e comunicação avançaram 1,4% m/m, refletindo a resiliência de um item correlacionado aos investimentos empresariais.
Outro componente ligado à dinâmica de investimentos, os serviços técnicos profissionais, também mantiveram trajetória positiva, com alta de 0,8% m/m. Já os serviços prestados as famílias, item mais correlacionado ao consumo das famílias, teve desempenho modesto em julho, expandindo apenas 0,3% m/m, após recuar 1,5% m/m no mês anterior, encerrando uma sequência de três meses seguidos de queda do segmento.
Esse desempenho módico, segundo a análise do Safra, reflete o processo de arrefecimento da demanda interna também verificado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
Os trackings do Banco Safra indicam que o setor de serviços deve registrar moderação adicional no próximo mês, como consequência da política monetária restritiva. Tal perspectiva é corroborada pelo índice de confiança do setor, que segue em contração, destaca o Safra.