Um relatório produzido, no fim de 2021, pela EY em parceria com a Croplife, mostra que uma nova geração de sucessores com maior nível de escolaridade e familiaridade com tecnologia está tomando a frente dos negócios. Dessa maneira, espera-se, para os próximos anos, a continuidade do crescimento da educação formal e também da digitalização.
Outro dado interessante para pontuarmos: um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou um crescimento de 44,2% da liderança das mulheres no campo em 11 anos, principalmente na pecuária e na região Nordeste do país – seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%) e Sul (11%).
É preciso observar ainda que, segundo a pesquisa da EY com a Croplife, os consumidores também não são mais os mesmos. Mais conscientes sobre as questões ambientais, eles passam a incorporar, a seus critérios de compra, produtos e serviços com as melhores práticas socioambientais.
Sem dúvida, esse é um movimento que acelera e transforma toda a cadeia. Já sentiu o impacto dessa nova realidade em seu negócio?