Nova pesquisa eleitoral mostra Lula com 50,8% de aprovação
Pesquisa Latam Pulse, iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg, mostra reversão de tendência e vitória de Lula em todos os cenários do segundo turno
17/09/2025
Especialistas debateram o cenário político brasileiro e as tendências para as eleições presidenciais em 2026 | Foto: Divulgação
Uma nova pesquisa Latam Pulse, iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg, mostrou reversão do cenário da disputa eleitora, com a melhoria da aprovação do presidente Luís Inácio Lula da Silva após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na nova pesquisa, Lula venceria todos os possíveis adversários no segundo turno.
A pesquisa também mostrou a melhoria do Índice de Risco Político, composto por três indicadores-chave: instabilidade institucional, estabilidade institucional e confiabilidade das estruturas políticas e jurídicas do país. A pesquisa foi apresentada em primeira mão durante a J.Safra Investment Conference, no hotel Grand Hyatt.
Saiba mais
- As melhores ações para investir no cenário de disputa eleitoral
- Onde investir diante dos juros altos e efeitos do tarifaço
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
J.Safra Investment Conference
A J.Safra Investment Conference – Don’t Stop Thinking About Tomorrow, evento anual mais importante do Banco J.Safra, reúne autoridades públicas e alguns dos principais nomes do mercado financeiro e empresarial do Brasil e do exterior. Os debates de hoje a tarde terão como destaque o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchin.
No painel sobre cenário eleitoral brasileiro, Andrei Roman, CEO da AtlasIntel, projetou os resultados indicando que a aprovação de Lula cresceu3% em relação ao último levantamento, chegando a 50,8% – a desaprovação caiu para 48,3%. “Lula se recuperou em relação a todos os possíveis candidatos da oposição, vencendo todos, inclusive no segundo turno”, segundo Andrei Roman. Sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, 52,3% aprovam e 46,6% desaprovam.
Lucas de Aragão, Sócio-diretor da Arko Advice, disse que os dois candidatos mais competitivos continuam sendo Lula e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Lula melhorou em função da confusão criada com a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump”, disse.
“Lula é muito competitivo, e Tarcísio é disparado o mais competitivo entre as alternativas da oposição, mas a direita não se organizou ainda em torno de um nome”. Ele acrescenta que a percepção do cenário dentro de governo é de grande otimismo, mas lembra que a soberania não é um tema decisivo em uma disputa eleitoral, e sim a economia, corrupção e segurança pública.
Isenção de IR favorece Lula na disputa eleitoral
A isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais deve ser aprovada ainda este ano, e segundo Lucas deve favorecer cerca de 15 milhões de brasileiros, o que também vai favorecer a reeleição de Lula.
O Consultor Político Raoni Scandiuzzi comentou que Tarcísio de Feitas precisa escolher se prefere manter suas convicções ou vencer as eleições. Ele citou que 56%são contra a anistia para os condenados pelo 8 de Janeiro, e que ao defender a anistia para Bolsonaro ele perde apoio entre os eleitores de centro.
Andrei Roman disse que o cenário eleitoral sempre pode mudar, mas a pesquisa divulgada hoje indica que Bolsonaro perdeu não apenas as eleições do ano passado, mas também o apoio político. “As tarifas de Donald Trump e a pressão sobre a Justiça brasileira explicam essa derrota política do grupo de Jair Bolsonaro”, disse.
O painel sobre o cenário eleitoral foi mediado por Tiago Valent, Head de Equity Sales da J. Safra Corretora, e pelo consultor político Raoni Scandiuzzi.