Motiva assina acordo para levar Linha 4 Amarela do Metrô até Taboão da Serra
Extensão da Linha 4 fortalece a plataforma ferroviária da Motiva (MOTV3) e demonstra disciplina na alocação de capital, pois riscos de obras subterrâneas ficam com o Estado
30/09/2025
A ViaQuatro é a empresa da Motiva (antiga CCR) responsável pela Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo | Foto: Divulgação
A concessionária Motiva (MOTV3) publicou um fato relevante informando que assinou um aditivo contratual, por meio de sua subsidiária ViaQuatro, formalizando a extensão da Linha 4 do Metrô de São Paulo até Taboão da Serra.
A ViaQuatro é a empresa da Motiva (antiga CCR) responsável pela operação, manutenção e investimentos de mais de US$ 2 bilhões na Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo por 30 anos, através do primeiro contrato de concessão público-privada do país, em parceria com o Governo do estado de São Paulo, em 2006.
O aditivo contratual para extensão da Linha 4 amarela do Metrô foi firmado no dia 26 de setembro com o Estado de São Paulo, com a participação da ARTESP, Metrô, CPTM e CPP.
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Destaques do acordo da Motiva para extensão da Linha 4 Amarela:
- (i) Compromisso de Capex: A ViaQuatro será responsável pela gestão dos investimentos, totalizando R$3,9 bilhões (data-base fev/25), relacionados às obras da extensão de 3,3 km, que inclui duas novas estações (Chácara do Jockey e Taboão da Serra), seis novos trens e uma nova subestação de energia. O sistema de sinalização será tratado em um aditivo futuro separado. O Estado de São Paulo contribuirá com R$3,0 bilhões do capex total (data-base fev/25), e o financiamento está sendo negociado com o Banco Mundial.
- (ii) Reequilíbrio econômico: O aditivo também reconhece uma compensação de R$531,7 milhões (data-base fev/25) à ViaQuatro por perda de receita tarifária devido a atrasos na Fase II da concessão.
O reequilíbrio econômico-financeiro do contrato será implementado por meio de:
- (i) prorrogação antecipada da concessão por 20 anos, agora até junho de 2060;
- (ii) aumento tarifário de R$0,4230 por passageiro a partir de setembro de 2025 até o fim da concessão;
- (iii) receita adicional com o acréscimo de cerca de 50 mil passageiros/dia útil; e
- (iv) aporte de capital de R$3,0 bilhões do Estado para o capex.
Acordo para extensão da Linha 4 Amarela é positivo para a MOTV3
O Banco Safra considera a notícia positiva para a ação da Motiva (MOTV3). Com base nas estimativas do banco, a revisão contratual pode adicionar cerca de R$ 0,50 por ação ao preço-alvo.
Estrategicamente, o acordo reforça o plano de crescimento de longo prazo da Motiva, conforme apresentado no Capital Markets Day 2025.
A extensão da Linha 4 fortalece a plataforma ferroviária da companhia e demonstra sua disciplina na alocação de capital, especialmente porque o risco de construção relacionado às obras subterrâneas será assumido pelo poder concedente.