Melhora gradual da inflação tende a ganhar ímpeto
Movimento de melhora gradual na inflação tende a ganhar ímpeto à medida que o mercado de trabalho mostrar distensionamento, avalia o Banco Safra
10/09/2025
Apesar da leitura de agosto não ter sido tão favorável quanto a expectativa, o processo de arrefecimento inflacionário seja retomado nos próximos meses | Foto: Getty Images
O Índice de Preços ao Consumido Amplo (IPCA) registrou deflação de -0,11% em agosto, na comparação com o mês anterior. O resultado ficou acima da projeção do banco Safra e da mediana do mercado, ambas em -0,15%.
No acumulado em 12 meses, o indicador registra alta de 5,13%. Analisando a abertura, a alta de 0,18% dos bens industriais, ante projeção de -0,05%, explica a maior parte do desvio em relação a projeção, segundo análise do Banco Safra.
Saiba mais
- Ex-secretário do tesouro de Trump participa de evento do J.Safra
- IA redesenha mercados e portfólios de investimentos
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Correto
Outra surpresa altista foi a deflação menor do que a prevista nos preços dos alimentos, que variaram -0,83%, frente à previsão de -0,94%. Por outro lado, preços administrados variaram -0,61%, ante a projeção de -0,56%, e a inflação de serviços registrou alta de 0,39% em comparação com a projeção de 0,44%.
Por fim, os serviços subjacentes marcaram variação mensal de 0,34%, levemente abaixo da previsão de 0,39%. Com isso, a média dos núcleos variou 0,30%, um pouco acima da expectativa do Banco Safra de um resultado de 0,27%.
Considerando os dados com ajuste sazonal, essa média acelerou de 4,3% no mês anterior para 4,7% na média móvel de três meses anualizada.

Surpresa altista no IPCA se concentra em bens alimentícios e industriais
A abertura do IPCA mostrou que a surpresa altista ficou concentrada no setor de bens, tanto alimentícios como industrializados. Nesses dois componentes, os destaques foram a menor queda de carnes e de automóvel novo.
Por outro lado, os serviços subiram menos do que o previsto, inclusive as medidas de núcleo. É fato que parte da melhora desse componente é fruto dos descontos em ingressos de cinema, que devem ser revertidos no curto prazo.

Mas a ausência de pressões altistas relevantes nos demais itens atenua a decepção com o resultado do IPCA. De toda forma, considerando os dados com ajuste sazonal, a inflação da média dos núcleos voltou a acelerar na média móvel de três meses.
Apesar da leitura de agosto não ter sido tão favorável quanto a expectativa, o Banco Safra avalia que o processo de arrefecimento inflacionário seja retomado nos próximos meses.
Esse movimento de melhora gradual na inflação tende a ganhar ímpeto à medida que o mercado de trabalho mostrar distensionamento, atuando para reduzir a ainda elevada inflação de serviços, segundo a análise do Banco Safra.