Marcopolo entra no mercado de motorhomes
Marcopolo aproveita expertise no mercado de carrocerias para investir no ramo de veículos esportivos, como motorhomes
24/01/2025
Entrada no segmento de motorhomes mostra a capacidade da Marcopolo de inovar e identificar oportunidades de crescimento | Foto: Getty Images
A Marcopolo (POMO4) anunciou sua entrada no segmento de motorhomes com o modelo Nomade. A empresa também forneceu alguns detalhes adicionais em seu dia do investidor. Os especialistas do Banco Safra avaliaram este mercado e suas perspectivas futuras, em relatório sobre a dinâmica da indústria de motorhomes em regiões-chave — Estados Unidos, Europa e Brasil.
O relatório destaca os principais players de mercado, características, tendências, oportunidades de crescimento e o potencial de receita e EBITDA adicional da Marcopolo.
O mercado global de veículos recreativos (RV) testemunhou um crescimento significativo na última década, impulsionado pelas preferências dos consumidores por flexibilidade e pelo apelo crescente do turismo rodoviário.
Saiba mais
- Os melhores fundos imobiliários para começar 2025
- Melhores opções de investimentos com juros a caminho dos 14,75% ao ano
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
No entanto, na América do Norte, o mercado mais relevante, após um boom durante a pandemia, a indústria de motorhomens está passando por uma correção significativa, refletindo uma normalização do comportamento de viagem pós-pandemia.
Embora 2024 tenha sido estável em comparação com 2023, a Associação da Indústria de veículos recrestivos (RVIA) está cautelosamente otimista em relação a 2025, projetando um crescimento de vendas nos EUA de 7% ano a ano.
Na avaliação do Banco Safra, os motorhomes provavelmente serão um produto de nicho para a Marcopolo, com impacto limitado na receita geral.
Expertise da Marcopolo favorece entrada no mercado de motorhomes
Embora a Marcopolo possa aproveitar sua expertise e reputação em mercados emergentes como a América Latina, o Safra acredita que, para o segmento de motorhomes alcançar uma participação significativa em sua receita, a empresa provavelmente teria que se expandir para mercados maiores, como os EUA e a Europa, onde poderia enfrentar desafios adicionais, pois precisaria construir redes de distribuição e serviço do zero.
O Safra mantém a recomendação de Compra para a Marcopolo, apoiada por seu momento positivo, com demanda robusta em todos os segmentos, impulsionada pela necessidade de renovar a frota envelhecida do Brasil, uma mudança contínua do transporte aéreo para o rodoviário devido às tarifas aéreas elevadas e melhorias nas operações internacionais.
O Safra também destaca a iniciativa da Marcopolo de entrar no mercado de motorhomes, pois demonstra a capacidade da empresa de inovar e identificar oportunidades de crescimento em segmentos promissores.