Limite de rendimento do consignado fica abaixo do esperado pelos bancos
Bradesco (BBDC4) é o banco mais beneficiado pelo aumento do limite do rendimento do empréstimo consignado, seguido pelo Santander (SANB11)
10/01/2025
Os spreads permanecem sob pressão considerável, quase 100 pontos base abaixo da média histórica, segundo relatório do Safra | Foto: AE
O Conselho Nacional de Segurança Social (CNPS) aprovou um aumento do limite de rendimento dos empréstimos consignados do INSS de 1,66% para 1,80% por mês. O limite de juros no cartão de crédito do INSS foi mantido em 2,46% ao mês.
Como os custos de financiamento retomaram o crescimento após a alta das taxas de juros, a rentabilidade do crédito apoiado pela folha de pagamento foi comprimida, levando várias instituições financeiras brasileiras a interromper os empréstimos através de corretores terceiros.
Nas últimas semanas, os bancos brasileiros têm discutido a necessidade de rever o limite e, segundo Ivo Mósca, representante dos bancos na reunião da CNPS, os bancos propuseram uma nova taxa de 1,99% (um aumento de 23 pb). No entanto, o aumento aprovado foi de apenas 14 pontos base.
Saiba mais
- E-commerce cresce 20% em dezembro com avanço da chinesa Temu
- Melhores opções de investimentos com juros a caminho dos 14,75% ao ano
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Relatório do Banco Safra nota que, desde maio de 2024, quando os limites foram reduzidos pela última vez, a taxa Selic subiu 175 pontos base, sem mencionar que futuras altas são esperadas nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
Assim, em comparação com as expectativas iniciais, o Safra vê a notícia como marginalmente negativa para os bancos.
Spreads no consignado permanecem apertados
Embora o aumento do limite represente um alívio para a rentabilidade dos empréstimos consignados, os spreads permanecem sob pressão considerável, quase 100 pontos base abaixo da média histórica (em uma base mensal).
Apesar do aumento do limite, levando em consideração a curva de custo implícito de financiamento, a média móvel de 3 anos dos spreads continua a diminuir.
Isto só reforça a opinião de que este primeiro aumento aprovado deve ser seguido por outros movimentos ascendentes no futuro.
Marginalmente positivo para as previsões de 2025
Levando em conta o novo limite máximo para os empréstimos consignados, o Banco Safra estima um aumento muito limitado no lucro para os bancos existentes (ou seja, abaixo de 1%).
O Bradesco (BBDC4) é o banco mais beneficiado (+0,5% de crescimento), seguido pelo Santander (SANB11) (+0,4%). Se o limite sugerido de 1,99% tivesse sido aprovado, o Safra estima que o impacto teria quase duplicado, embora ainda seria pouco significativo em todos os aspectos.