Leilão da Autopista Fluminense prevê investimentos de R$ 6,1 bilhões
O corredor da Autopista Fluminsnes é uma rota estratégica que liga polos industriais do Rio de Janeiro a importantes complexos portuários
04/11/2025
O Banco Safra estima que o projeto da Autopista Fluminense gere um valor presente líquido (VPL) de R$ 499 milhões | Foto: Getty Images
O leilão da Autopista Fluminense está programado para 11 de novembro, com entrega dos envelopes em 6 de novembro. A Autopista Fluminense abrange 322 km ao longo da BR-101/RJ, conectando o estado do Rio de Janeiro à divisa com o Espírito Santo.
O corredor é uma rota estratégica que liga polos industriais do Rio de Janeiro a importantes complexos portuários, transportando principalmente carga geral e granéis líquidos — impulsionados pela atividade de petróleo e gás offshore na Bacia de Campos —, com crescimento de tráfego esperado em 1,18% ao ano (CAGR).
A concessão de 22 anos busca uma TIR real sem alavancagem de 10,42%, sem considerar desconto tarifário. O projeto prevê R$ 6,1 bilhões em investimentos (capex) e R$ 4,1 bilhões em custos operacionais (opex), com data-base de março/23.
As obras incluem 49,6 km de duplicações, 52,6 km de faixas adicionais e 14 km de vias marginais. O vencedor do leilão será o proponente que oferecer o maior desconto de tarifa.
Arteris deve participar do leilão da Autopista Fluminense
Segundo notícias, a Arteris (ARTR3), atual concessionária da rodovia, deve participar do leilão. O Banco Safra estima que o projeto da Autopista Fluminense gere um valor presente líquido (VPL) de R$ 499 milhões, com TIR real alavancada de 22,11%, assumindo ausência de desconto tarifário e utilizando as projeções operacionais do governo.
O Safra calcula VPL considerando:
- (i) custo da dívida de IPCA+8,5%;
- (ii) financiamento de 80% do capex via dívida; e
- (iii) custo de capital próprio real de 11,5%.
O Safra realizou uma análise de sensibilidade para avaliar os impactos potenciais de mudanças nessas premissas sobre o VPL e a TIR projetados.
Com VPL estimado em R$ 499 milhões, o projeto adicionaria 1,5% (R$ 0,20/ação) ao valor de mercado da Motiva (MOTV3) e 9,0% (R$ 0,72/ação) à Ecorodovias (ECOR3).
O ativo seria positivo para a Motiva com desconto máximo de 17,86% (TIR alavancada real de 11,45%) e para a Ecorodovias com desconto de até 14,71%.