Arthur Lira defende corte de gastos públicos para garantir crescimento
Ex-presidente da Câmara Arthur Lira foi um dos participantes do primeiro dia da J.Safra Investment Conference, evento anual mais importante do Banco J.Safra
16/09/2025
“O Brasil precisa aperfeiçoar seu sistema político, de forma a permitir que as eleições garantem os melhores quadros da sociedade”, afirma Arthur lira | Foto: Divulgação
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, defendeu o corte de gastos em todos os níveis de governo para garantir a sustentabilidade da economia. Segundo ele, o equilíbrio das contas públicas deve ser prioridade dos governantes para garantir o crescimento da economia.
Arthur Lira foi um dos participantes do primeiro dia da J.Safra Investment Conference – Don’t Stop Thinking About Tomorrow, evento que reúne autoridades públicas e alguns dos principais nomes do mercado financeiro e empresarial do Brasil e do exterior.
Segundo o deputado, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais é uma mudança que tem amplo apoio no Congresso, mas a compensação para esta isenção deve enfrentar dificuldades entre os parlamentares. Ele também prevê dificuldades na definição de um indexador para o valor da isenção do IR.
Saiba mais
- As melhores ações para investir no cenário de disputa eleitoral
- Onde investir diante dos juros altos e efeitos do tarifaço
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Arthur Lira critica gastos crescentes com políticas sociais
Para Arthur Lira, o Brasil enfrenta excesso de benefícios sociais em todos os níveis de governo, fator que ele aponta como responsável pela falta de mão de obra em alguns setores da economia. Ele defende a criação de políticas de saída para os beneficiados por programas sociais.
Sobre as eleições de 2026 e a polarização entre governo e oposição, Arthur Lira avalia que existe uma parcela da população que busca uma saída intermediária.
“O Brasil precisa aperfeiçoar seu sistema político, de forma a permitir que as eleições garantem os melhores quadros da sociedade”, disse, criticando as posturas extremistas. Nos debates atuais para a escolha de um candidato da direita, Lira disse que deve prevalecer a busca por um nome “agregador”.