Ação do Itaú Unibanco é destaque no setor bancário
Safra reitera preferência pelo Itaú Unibanco em meio à recente deterioração macroeconômica, que traz incertezas sobre a capacidade dos bancos de crescer e melhorar as margens no curto prazo
30/12/2024
Embora a inadimplência tenha caído 10 pontos base, o Safra nota uma maior deterioração na inadimplência de 90 dias do segmento rural | Foto: Getty Images
o Banco Central do Brasil (BCB) divulgou dados de crédito relativos a novembro de 2024. Os empréstimos apresentaram tendência semelhante ao mês passado, mas o destaque foi o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) bem acima dos demais segmentos.
As originações de empréstimos pessoais não consignados retornaram aos níveis normais de R$ 19 bilhões após terem apresentado R$ 22 bilhões em outubro, um importante impulsionador de receita para o Nubank (NUBR33).
Saiba mais
- Carteira sugerida de Small Caps para começar 2025
- Safra eleva recomendação da Petrobras para compra
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Os empréstimos dos bancos privados locais cresceram acima do sistema, enquanto o crescimento dos bancos públicos ficou abaixo das expectativas, ao contrário do mês passado. Ambos os setores mostraram outra melhoria sequencial na inadimplência.
Os analistas do banco Safra destacam que cartão de crédito desacelerou para 7,7% a/a (de 10,1% em Outubro), na sequência de um apetite de crédito mais contido por parte dos incumbentes.
O spread do segmento varejo melhorou, impulsionado principalmente pelos empréstimos livres, especialmente nas linhas rotativas.
Embora a inadimplência tenha caído 10 pontos base, o Safra nota uma maior deterioração na inadimplência de 90 dias do segmento rural.
Safra destaca preferência pelo Itaú Unibanco
Em meio à recente deterioração macroeconômica, que traz incertezas sobre a capacidade dos bancos de crescer e melhorar as margens de forma consistente no curto prazo, o Safra reitera a preferência pelo Itaú Unibanco (ITUB4).