close

IPCA-15 indica que inflação pode ficar abaixo do teto da meta em 2025

Banco Safra projeta possibilidade de inflação oficial de 4,5% em 2025, dentro da banda de flutuação da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional

Meta da inflação

Mediana das projeções da pesquisa Focuas do banco Central está em queda e convergindo para o número projetado pelo Safra | Foto: Getty Images

A prévia da inflação medida pelo IPCA-15 registrou alta de 0,18% em outubro, em comparação ao mês anterior. O resultado ficou próximo da projeção do Banco Safra, de 0,20%. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,94%.

Analisando a abertura do IPCA-15, os Preços Administrados variaram 0,24% em outubro, ante previsão de 0,03%. Dentre os componentes, esse foi o único com resultado acima do previsto, impulsionado pelas altas de gasolina e de gás de botijão e pela deflação menor do que a esperada para a tarifa de energia elétrica.

Os demais componentes tiveram surpresas baixistas, com destaque para os Bens Industriais, que marcaram variação de -0,02%, ante projeção de 0,17%. Os preços de Alimentação no Domicílio variaram -0,10%, ante previsão de 0,02%.

IPCA-15 mostra alta de 0,37% no setor de serviços

A inflação de Serviços registrou alta de 0,37%, frente à projeção de 0,43%. Os Serviços Subjacentes (que exclui preços mais voláteis) marcaram variação mensal de 0,24%, também abaixo do previsto pelo Banco Safra.
Com isso, a média dos núcleos variou 0,22%, abaixo da expectativa do safra de 0,31%.

Considerando os dados com ajuste sazonal, essa métrica desacelerou de 3,9% no mês anterior para 3,5% na média móvel de três meses anualizada.

Saiba mais

Análise do Banco Safra sobre o resultado do IPCA-15

As poucas surpresas altistas da prévia de inflação de outubro ocorreram em itens com baixa correlação com o ciclo econômico ou com inflação volátil, como é o caso das linhas do componente de Preços Administrados.

Por outro lado, houve melhora disseminada dentre os Preços Livres. Essa dinâmica favorece o arrefecimento das métricas de núcleo de inflação, e algumas delas já rodam perto da meta de 3%, enquanto outras caminham próximo à banda superior de flutuação.

Segundo análise do Banco Safra, o IPCA-15 de outubro corrobora o cenário de redução da inflação ao consumidor delineado no início do ano.

Os fundamentos econômicos devem manter o arrefecimento inflacionário nos próximos meses. O safra acredita que a moderação da atividade econômica, em especial a distensão do mercado de trabalho e o bom comportamento dos preços de commodities em moeda local, devem ajudar a inflação interanual a seguir em trajetória descendente.

Há alguns meses os especialistas do Banco Safra projetaram IPCA em 4,6% em 2025, inferior à mediana de projeções dos economistas dada pela pesquisa Focus.

Após inúmeras evidências do quadro inflacionário benigno, essa mediana está em processo de convergência para o número projetado pelo Safra.

A despeito da previsão de inflação abaixo do consenso, os riscos baixistas à projeção têm ganhado peso, segundo o Safra. Assim, o banco não descarta um cenário em que o IPCA encerre o ano abaixo de 4,5%, isto é, dentro da banda de flutuação da meta.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra