close

Indústria reage após quatro meses, mas não sinaliza recuperação consistente

Os indicadores do Safra não apontam para uma expansão relevante do consumo no terceiro trimestre, sugerindo uma demanda interna contida

Produção da indústria

Banco Safra mantém a projeção de desaceleração da atividade ao longo de 2025, tendo em vista os dados recentes da indústria | Foto: Getty Images

A produção industrial avançou 0,8% em agosto, em comparação ao mês anterior (com ajuste sazonal), superando as expectativas do mercado que estavam em 0,4%.

Na comparação interanual, o setor retraiu 0,7%. No dado desagregado, a indústria extrativa mineral recuou 0,3% em agosto, em relação a julho. Já a indústria de transformação cresceu 0,6% no mês.

Entre as categorias, a de bens de capital apresentou queda, enquanto bens intermediários e de consumo mostraram expansão na margem.

Saiba mais

Análise do Safra sobre o desempenho da indústria

Após quatro meses de fraco desempenho — período em que a produção industrial acumulou queda de 1,2% — o setor voltou a crescer em agosto, impulsionado pela indústria de transformação, que avançou 0,6% em relação a julho.

Por outro lado, a indústria extrativa mineral, que havia registrado forte crescimento no início do ano, mostra sinais de acomodação, com retração de 0,3% em agosto na comparação com o mês anterior.

Na análise por categoria, a principal surpresa veio dos bens de consumo, que cresceram 0,8% em agosto, em relação a julho. Após uma queda de 2,1% no segundo trimestre de 2025, em comparação ao trimestre anterior, esse segmento acumula dois meses consecutivos de alta.

Destaca-se o desempenho positivo dos produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com crescimento de 3,8% no mês. Apesar do resultado positivo em agosto, a PIM não altera o cenário de arrefecimento da atividade projetado pelo Banco Safra.

Os indicadores do Safra não apontam para uma expansão relevante do consumo no terceiro trimestre, sugerindo uma demanda interna contida.

Além disso, a recente queda no emprego industrial, observada tanto no CAGED quanto na PNAD, não sinaliza uma recuperação mais consistente do setor. Dessa forma, o Banco Safra mantém a projeção de desaceleração da atividade ao longo de 2025.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra