close

Índice SafraPay mostra recuperação de materiais de construção e veículos

Setor de supermercados tem impacto negativo no Índice SafraPay de janeiro, mas comércio ampliado mostra reação em setores como materiais de construção e veículos

indice safrapay

Índice SafraPay mostra reação das vendas em setores como o de materiais de construção, influenciado pelo desempenho da construção civil | Foto: Getty Images

O Índice SafraPay do Comércio em janeiro apresentou queda na margem de 0,5% no conceito restrito, mas alta de 0,4% no ampliado. Na comparação interanual, ambos registraram variação positiva, ainda que modesta, sendo de 1,6% no primeiro e 2,3% no segundo.

O índice analisa de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra.

A SafraPay é uma marca de adquirência importante da indústria de pagamentos que cuida das operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.

Saiba mais

Desempenho negativo dos supermercados afeta o Índice SafraPay

A variação negativa no conceito restrito é fruto, principalmente, do mau desempenho do setor de Supermercados, que apresentou queda de 2,3% na margem e de 1,9% em relação ao mesmo mês no ano anterior. Essa queda em volume não é surpreendente em face ao aumento do preço dos produtos para a alimentação no domicílio.

Já o comércio ampliado apresentou leve alta, resultado da relativa recuperação de setores como Material de construção (6,5% m/m e 1,5% a/a) e Veículos, partes e peças (3,4% m/m e 5,2% a/a).

Algumas das maiores variações no comércio refletem em parte a recuperação de nível após forte queda em dezembro, como no caso do Vestuário. O item cresceu 5,9% na comparação mensal e 10,5% na interanual, após cair 11% no mês anterior.

Comércio apresenta sinais mistos em janeiro

O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou queda de 2% em relação ao mês anterior ajustado sazonalmente e alta de 1,6% na comparação interanual. O principal responsável por essa forte queda na comparação mensal foi o setor de Transportes, que representa 36,4% do índice e registrou variações de -3,5% na margem e de -2,6% em relação a janeiro do ano anterior.

Aqui, novamente o deflator de Transporte aéreo contribuiu significativamente para a variação real do setor, com os preços de Passagem aérea crescendo 10,42% no IPCA do mês, distanciando-se do padrão sazonal histórico e reforçando essa forte queda no Índice SafraPay deflacionado.

Assim, o Índice SafraPay mostra um mês de janeiro com sinais mistos para o comércio, em que as variações positivas se concentram nas atividades sensíveis ao crédito (apesar da desaceleração recente das concessões) e no Vestuário, que crescem um pouco após forte queda no mês anterior. Por outro lado, observa-se quedas relevantes nas vendas em Supermercados e no setor de Serviços.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra