Índice SafraPay aponta retração do comércio e expansão de serviços
Os índices Safrapay analisam de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra
11/06/2025
O Índice SafraPay do Comércio registrou variação de -0,2% em relação a abril no conceito restrito e de -0,1% no ampliado | Foto: Getty Images
Os Índices SafraPay de Comércio e Serviços apontaram sinais divergentes em maio: os dados apontam um bom desempenho em serviços e retração no comércio. Em serviços, todos os setores apresentaram alta tanto na variação mensal quanto na interanual. Já no comércio, após apresentar forte queda no mês anterior, este novamente apresenta variações negativas, indicando uma acomodação em níveis relativamente baixos, refletindo o cenário de juros de 14,75% ao ano.
Os índices Safrapay analisam de forma estatística os dados anônimos de operações com mais de um milhão de maquininhas de cartão da marca SafraPay, do Banco Safra. A SafraPay é a marca de adquirência do Safra na indústria de pagamentos, com operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.
Saiba mais
- Os melhores fundos imobiliários para investir em junho
- Fundos de Previdência: futuro tranquilo e independência financeira
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora

Índices Safrapay: retração no comércio e expansão em serviços
O Índice SafraPay do Comércio registrou variação de -0,2% em relação a abril no conceito restrito e de -0,1% no ampliado. Entretanto, na comparação interanual o índice restrito apresentou forte queda de 2,4%, enquanto o ampliado cresceu 1,2%. Essa diferença entre os índices é resultado, principalmente, da forte alta observada no mês no setor de Veículos, partes e peças, que registrou crescimento pelo quinto mês seguido, sendo de 1,9% na comparação mensal e de 14,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No campo negativo, destaque para Materiais de construção (-0,8% m/m e -1,6% a/a) e Móveis e eletrodomésticos (-1,1% m/m e -4,4% a/a).
Além desses setores, destaque também para Supermercados (0,4% m/m e -4,7% a/a) que apresentou forte queda na comparação interanual apesar da alta na série com ajuste sazonal.
O Índice SafraPay de Atividade de Serviços apresentou alta de 0,9% na margem e de 4,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Todos os componentes apresentaram variação positiva no mês, mas com destaque para Transportes (1,3% m/m e 2% a/a) e Informação e comunicação (1,4% m/m e 10,7% a/a), que apresenta o quarto mês seguido de crescimento.
Assim, os Índices SafraPay mostram um mês de maio com bom desempenho em serviços e retração no comércio. Em serviços, todos os setores apresentaram alta tanto na variação mensal quanto na interanual. Já no comércio, após apresentar forte queda no mês anterior, este novamente apresenta variações negativas, indicando uma acomodação em níveis relativamente baixos.
Os maiores destaques negativos foram as compras em Móveis e eletrodomésticos e Materiais de construção. Por outro lado, atividades relacionadas a Veículos, partes e peças têm apresentado bom desempenho, registrando altas mensais de forma consistente.
