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Grupo Mateus fecha acordo de R$ 378,5 bilhões com Novo Atacarejo

O Grupo Mateus terá 51% da empresa combinada, enquanto os fundadores do Novo Atacarejo vão manter 49%

Gôndolas de mercado modelo atacado. Ações do Grupo Mateus, que é desse setor, devem se valorizar em 2021

O Grupo Mateus tem acelerado sua expansão, com a adição de 34 lojas desde o ano passado | Foto: Getty Images

O Grupo Mateus (GMAT3) celebrou acordo de associação com a Novo Atacarejo, unindo suas operações de C&C, varejo e atacado em Pernambuco, Paraíba e Alagoas (25 lojas e 4 centros de distribuição) com as operações da Novo Atacarejo (34 lojas e 1 centro de distribuição).

O Grupo Mateus vai deter 51% da empresa combinada (Nova Companhia), enquanto os fundadores do Novo Atacarejo vão manter 49%. A transação inclui uma contribuição em dinheiro do GMAT de R$ 378,5 milhões, a ser paga em três parcelas anuais iguais.

O Banco Safra estima o valuation implícito do Novo Atacarejo em cerca de R$1,9 bilhão (considerando a atual avaliação EV/EBITDA do GMAT), que consideramos justa, reforçando nossa postura positiva sobre o GMAT.

Saiba mais

Acordo do Grupo Mateus com Novo atacarejo é positivo

Os especialistas do Banco Safra avaliam o acordo como positivo, pois permitirá que a empresa acelere sua expansão em aproximadamente um ano (considerando uma participação de 51%).

O GMAT tem acelerado sua expansão, com a adição de 34 lojas desde o ano passado. Também, em termos de ambiente competitivo, o Safra acredita que a fusão com um importante player da região é positiva no que diz respeito aos custos de aquisição e aluguel de terrenos.

O Safra ressalta também que a operação Nordeste será reforçada com a adição de outro centro de distribuição, o que deverá apoiar o crescimento do EBITDA na região devido à melhoria da eficiência logística.

O Safra também espera que as sinergias de despesas gerais, administrativas e com vendas na região apoiem uma melhoria mais rápida da margem, reduzindo a diferença para o desempenho médio das lojas maduras do GMAT.

Por último, o Safra acredita que a Nova Companhia deve se beneficiar de melhores condições com os fornecedores, o que deverá melhorar sua dinâmica de capital de giro devido à maior escala.

Novo Atacarejo

A empresa atua nos estados de Pernambuco e Paraíba, com 32 e 2 lojas, respectivamente. Nos últimos 12 meses (do 3T24), as vendas da empresa somaram R$ 5,6 bilhões, o que representa uma média de R$ 13,7 milhões/mês por loja vs. R$ 16,3 milhões/mês das lojas de C&C do Mateus na região Nordeste no mesmo período.

Além disso, apesar de não oferecerem o mesmo conjunto de serviços, acreditamos que ambas as empresas vão oferecer o que fazem melhor, adaptando os serviços às particularidades de cada operação. Vale ressaltar que ambas as empresas continuarão com marcas separadas, aproveitando o nome que a Novo Atacarejo já construiu em toda a região.

Valuation

Os detalhes da avaliação do negócio não foram divulgados. No entanto, o Safra estima um EV implícito para a Novo Atacarejo de R$ 1,9 bilhão, considerando a avaliação atual do GMAT sobre EV/EBITDA.

Governança corporativa

As duas partes assinarão um acordo de acionistas. O atual CEO da Novo Atacarejo será o CEO da nova empresa e o CFO deverá ser nomeado pelo GMAT. O conselho de administração da nova empresa terá 7 membros, 4 dos quais nomeados pelo GMAT, incluindo o presidente (Ilson Mateus), e 3 nomeados pela Novo Atacarejo.

Por fim, a nova empresa será o veículo exclusivo das partes para investimentos nas atividades de atacado-varejista, varejo e distribuição por atacado nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

Além disso, o GMAT pode usar o aumento de capital e o pagamento de dividendos (limitado a 0,32% das vendas por ano e sujeito a um período de lock-up de 3 anos) para aumentar gradualmente sua participação na Nova Companhia, se as duas partes concordarem.

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