close

Goiás negocia terras raras pesadas com os Estados Unidos

No segundo dia do J.Safra Investment Conference, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite falaram sobre oportunidades de investimentos, privatizações e defenderam mudanças políticas para melhorar a governabilidade

j.Safra

Os governadores Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e o CEO do Safra, Alberto Monteiro | Foto: divulgação

O segundo dia da  J.Safra Investment Conference – Don’t Stop Thinking About Tomorrow foi aberto nesta quarta-feira pelos governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Ronaldo Caiado, de Goiás, em debate sobre os desafios do Brasil mediado pelo CEO do Safra, Alberto Monteiro.

O evento reúne, além de autoridades públicas, alguns dos principais nomes do mercado financeiro e empresarial do Brasil e do exterior. Os debates de hoje a tarde terão como destaque o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchin.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, falou sobre a economia do seu Estado, citando que já explora terras raras pesadas. Ele informou que já tem negociação em andamento com o Japão e está iniciando tratativas com os Estados Unidos. “Este é um setor que exige parceria com quem já tem tecnologia, por isso buscamos parcerias internacionais”, disse.

Terras raras pesadas são um conjunto de ímãs com maior peso atômico que se distinguem das terras raras leves, e são cruciais para a transição energética e tecnologias avançadas. São mais raros, mais difíceis de extrair e refinar, mas enfrentam uma demanda crescente.

Saiba mais

Ronaldo Caiado detalhou medidas já adotadas para melhorar as contas de Goiás, defendeu privatizações “feitas com moralidade” e detalhou os planos de desestatização de mais empresas, em parceria com o BNDES.

Caiado e Eduardo Leite defendem o fim da reeleição

O governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, ao falar sobre a sua pré-candidatura à presidência da República, defendeu o fim da reeleição como forma de reduzir a polarização política. Ele também defendeu medidas eficazes para combater a violência. Caiado também defendeu o fim da reeleição, como forma de aperfeiçoar a governabilidade.

Ontem, no primeiro dia da conferência, participaram dos debates o  ministro da Fazenda Fernando Haddad, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados e o governador Romeu Zema, de Minas Gerais.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra