Fundos imobiliários e Fiagros poderão recomprar suas cotas no mercado
Segundo os especialistas do Banco Safra, os fundos imobiliários de papel e os fundos de fundos podem ser mais beneficiados, pela maior facilidade em gerar caixa para a realização da recompra
22/05/2025
A Carteira Top Fundos Imobiliários do Banco Safra foi ajustada para o mês de junho. Foto: Getty Images
Aa Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) a recomprar suas próprias cotas negociadas na B3.
Segundo os especialistas do Banco Safra, os fundos imobiliários de papel e os fundos de fundos podem ser mais beneficiados, pela maior facilidade em gerar caixa para a realização da recompra.
Saiba mais
- Fim do aperto dos juros se aproxima e Bolsa tende a 170 mil pontos
- Economia desacelera no segundo semestre e PIB fecha 2025 em 1,7%
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretor
A medida da CVM ganhou relevância após movimentos recentes de desvalorização das cotas dos FIIs e Fiagros. Atualmente, a diferença média entre o valor patrimonial e o valor de mercado dos FIIs é de 16%, podendo chegar a 50% no caso dos fundos de escritórios, 37% nos fundos de fundos (FoFs), 36% nos fundos educacionais e 30% nos fundos de shoppings.
A recompra de cotas é uma prática comum entre companhias abertas quando consideram que suas ações estão subavaliadas, funcionando como um sinal de confiança no negócio.
Informações mais específicas serão conhecidas com a publicação da ata da reunião, prevista para ocorrer em até 30 dias.
Em uma primeira leitura, os especialistas do Banco Safra acreditam que a medida é positiva para a indústria de uma maneira geral, pois representa uma nova avenida para o gestor gerar retorno ao cotista.
Nesse contexto, o Banco Safra avalia que os fundos de papel e fundos de fundos poderiam ser os mais beneficiados, pela maior facilidade em gerar caixa para a realização da recompra.
O que muda com a resolução da CVM sobre FIIs e fiagros
O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu na terça-feira (20), que fundos de investimento imobiliários (FIIs) e Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) podem recomprar as próprias cotas negociadas na B3, assim como as companhias com ações em bolsa.
O tema ganhou impulso com a queda do valor das cotas destes fundos nos últimos meses. Hoje, a diferença entre o valor patrimonial e o de mercado dos FIIs chega a 50%, segundo reportagem do Valor Econômico. As maiores desvalorizações aconteceram no setor de escritórios.
Para os FIIs e Fiagros, a CVM ainda não informou quais serão as condições para a recompra de ações. A íntegra da decisão deve esclarecer o tema em até 30 dias.