close

Receita de exportação de carne tem crescimento sólido

BRF (BRFS3) é a empresa mais exposta às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina

Porto

O setor externo tem tido resultados extraordinários com os grãos, carnes, minérios e produtos semimanufaturados, como na metalurgia e outros bens intermediários | Foto: Getty Images

O Departamento de Comércio Exterior do Brasil (Secex) divulgou dados do mês de dezembro e do quarto trimestre de 2024. O trimestre foi marcado por volumes sólidos na comparação anual para todas as três proteínas, enquanto os preços também contribuíram para receitas de exportação sólidas.

Os dados mostram receitas de exportação sólidas, mas os spreads de aves e suínos parecem muito melhores do que de carne bovina, segundo avaliação do Banco Safra.

No quarto trimestre de 2024, os preços de carne bovina e suína melhoraram tanto no trimestre quanto no ano, enquanto os preços de aves caíram 4% no trimestre, mas aumentaram 7% no ano.

Saiba mais

Embora apenas os preços da carne bovina tenham melhorado em dezembro, os preços das exportações de proteína superaram os custos dos insumos (milho, soja e gado).

O Safra destaca a queda nos spreads de carne bovina no quarto trimestre e também no ano, embora os spreads de dezembro tenham melhorado das mínimas dos meses anteriores.

Por outro lado, os spreads de carne de frango e de porco permaneceram em níveis bastante atraentes, perto do topo da faixa dos últimos 5 anos.

Na área de cobertura do Safra, a BRF (BRFS3) é a empresa mais exposta às exportações brasileiras de aves e suínos, enquanto a Minerva (BEEF3) é a mais exposta às exportações de carne bovina.

Exportações de carne bovina

Embora a última semana de dezembro tenha registado uma sólida recuperação em termos de volumes médios diários, o desempenho do mês foi fraco (-20% no mês).

Enquanto isso, os preços médios no mês melhoraram 2% no mês (+9% a/a). No 4T24, as receitas de exportação melhoraram t/t principalmente devido a preços mais altos. Embora os volumes tenham caído 1% t/t, o desempenho foi forte, com outubro e novembro registrando níveis recordes.

Quanto aos spreads de carne bovina, dezembro viu uma melhoria sólida, principalmente devido a um declínio sequencial nos preços dos bovinos em USD e R$. No entanto, a propagação de carne bovina no 4T24 foi 14% t/t e 6% a/a.

Exportações de aves

Em dezembro, as receitas de exportação foram fracas, pois os volumes médios diários do mês de janeiro recuaram após um forte desempenho em novembro. Enquanto isso, os preços médios caíram ligeiramente no mês de janeiro, embora eles tenham se mantido mais altos em uma base anual.

No 4T24, os volumes melhoraram t/t, mas os preços médios contraiam, levando a menores receitas de exportação de aves na comparação trimestral.

Em uma nota mais positiva, os preços dos grãos (em USD) caíram mais do que os preços das exportações de aves (-6% por mês para o milho e -7% por mês para a soja, todos em USD).

Se os preços das exportações de aves continuarem a superar os preços dos grãos, os spreads de exportação devem melhorar no futuro. No 4T24, os spreads de aves permaneceram em níveis bastante saudáveis, no topo da faixa de cinco anos para o período.

Exportações de carne de porco

As receitas de exportação também foram fracas em dezembro, pois os volumes médios diários caíram significativamente no mês de janeiro. Enquanto isso, os preços médios permaneceram praticamente inalterados no mês de janeiro, mas ainda muito próximos do topo da faixa de cinco anos do período. Como resultado, as receitas de exportação de carne de porco caíram 13% no ano.

No 4T24, as receitas de exportação diminuíram 1%, impulsionadas por volumes mais baixos. No entanto, ainda nota-se um desempenho sólido no trimestre, uma vez que os volumes de exportação e os preços permaneceram perto da receita de 5 anos.

Considerando os mesmos critérios mencionados para as exportações de aves, o cenário atual para os preços dos insumos parece construtivo para os spreads futuros, já que os preços das exportações de carne suína superaram o milho e a soja em dezembro. No 4T24, os spreads de carne de porco permaneceram perto do topo da faixa de cinco anos para o período.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra