Safra de balanços das construtoras deve mostrar aumento de lucros
Lançamentos de construtoras no segmento de média e alta renda continuam acelerando, com a demanda se mantendo resiliente, segundo a análise do Banco Safra
31/10/2025
Ritmo de lançamentos das construtoras segue forte e a demanda tem se mostrado resiliente | Foto: Getty Images
As construtoras brasileiras voltadas para a baixa renda continuam se beneficiando do forte impulso do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), o que sustentou mais uma rodada de expansão nas vendas.
Combinado com uma perspectiva favorável para os custos de construção, o Banco Safra espera crescimento nos lucros para a maioria das empresas listadas.
Enquanto isso, os lançamentos no segmento de média/alta renda continuam acelerando, com a demanda se mantendo resiliente.
Como resultado, o Banco Safra projeta expansão nos lucros e no ROE (retorno sobre patrimônio líquido) para todas as empresas sob nossa cobertura.
Lançamentos para a baixa renda impulsionam receita de construtoras
As construtoras CURY (CURY3) e Direcional (DIRR3) devem se destacar no segmento de baixa renda. Os lançamentos e vendas trimestrais cresceram 29% e 11% em relação ao ano anterior, respectivamente, o que deve impulsionar a expansão da receita das cinco empresas listadas (~22% em média).
Combinado à tendência de desinflação nos custos de materiais, projetamos um ganho médio de ~120 pontos-base na margem bruta, o que se traduz em uma expansão de ~21% no lucro líquido.
Cury e Direcional devem novamente se destacar, com mais uma rodada de margens brutas recordes impulsionando um crescimento médio de 37% nos lucros (45% para CURY e 30% para DIRR).
Apesar da pressão contínua da Alea, a Tenda (TEND3) deve apresentar um trimestre razoável, com ROE de 33% (+1pp em relação ao ano anterior).
A MRV&Co (MRVE3) também deve manter sua trajetória de recuperação, com números mais fortes em seu negócio principal e menor pressão da Resia, levando a um ROE melhorado, mas ainda modesto, de 6% (+7pp em relação ao ano anterior).
Por outro lado, o Safra espera que a Plano & Plano (PLPL3) apresente resultados fracos no 3T, já que uma maior participação de projetos Pode Entrar e legados de nível 4 na composição da receita deve causar uma queda de ~230 pontos-base na margem bruta e uma contração de 23% nos lucros em relação ao ano anterior.
Moura Dubeux (MDNE3) e Eztec (EZTC3) devem se destacar em um trimestre sólido para o segmento de média/alta renda.
Taxas de financiamento pressionam venda de estoque
Embora as taxas de financiamento em níveis recordes tenham começado a pressionar as vendas de estoque (principalmente unidades prontas), o ritmo de lançamentos das construtoras segue forte e a demanda tem se mostrado resiliente.
Os lançamentos e vendas das empresas sob nossa cobertura cresceram 45% e 11% em relação ao ano anterior, respectivamente, o que deve impulsionar um crescimento agregado de ~13% na receita.
No geral, projetamos expansão nos lucros e no ROE para todas as cinco empresas (42% e 3,4pp, respectivamente). Moura Dubeux e Eztec devem ser os principais destaques da temporada de resultados, com a primeira entregando um impressionante ROE de 25% (+3pp YoY), impulsionado pelo excelente desempenho de vendas na divisão de condomínios.
A Eztec deve apresentar crescimento de 23% nos lucros em relação ao ano anterior, beneficiada pelo reconhecimento de economias de custo nas novas entregas e ganhos com a venda de um terreno.
Embora a Cyrela (CYRE3) deva apresentar uma expansão mais modesta de 9% na receita em relação ao ano anterior, devido ao adiamento do reconhecimento de alguns lançamentos para o 4T, ainda projetamos uma expansão de ~3,3pp no ROE, impulsionada pela venda de ações da CURY3.
Por fim, Lavvi e Even também devem apresentar resultados decentes, com ROE de 26% para LAVV (+2,4pp YoY) e 15% para EVEN (+6,8pp YoY).
Saiba mais