close

Ex-secretário do tesouro de Trump participa de evento do J.Safra

Ex-secretário do Tesouro dos EUA Steven Mnuchin é um dos destaques da J. Safra Investment Conference, megaevento sobre estratégias de investimentos

Steven Mnuchin

Steven Terner Mnuchin serviu como o 77º secretário do Tesouro dos EUA no primeiro governo de Donald Trump, de 2017 a 2021 | Foto: Divulgação

O ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos Steven Mnuchin será um dos destaques da J. Safra Investment Conference – Don’t Stop Thinking About Tomorrow, megaevento que reunirá empreendedores, executivos C-Level de algumas das maiores empresas da América Latina, autoridades e líderes políticos para debater questões centrais da economia e o cenário para investimentos.

O nome do evento reforça a necessidade de se pensar no futuro como estratégia fundamental para decisões sólidas, considerando a importância de temas atuais como inteligência artificial, criptoativos e o contexto da economia global, entre outros que vão definir o amanhã.

A conferência, nos dias 16 e 17 de setembro, em São Paulo, contará com a presença do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em painel moderado por Joaquim Levy, Diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Banco J. Safra.

O evento terá 60 palestrantes em 30 painéis e mais de 2.400 participantes. Estarão representadas mais de 130 empresas que devem participar de mais de 900 reuniões individuais com investidores e gestores.

Ex-secretário do Tesouro dos EUA analisa a economia global

Steven Terner Mnuchin é um banqueiro de investimentos americano e produtor de cinema que serviu como o 77º secretário do Tesouro dos Estados Unidos no primeiro governo de Donald Trump, de 2017 a 2021.

Nessa função, foi responsável por manter a estabilidade econômica dos EUA, promover o crescimento e a criação de empregos e proteger o sistema financeiro contra ameaças nacionais e internacionais. Ele desempenhou um papel central no avanço da agenda econômica do governo, incluindo a aprovação da Lei de Cortes de Impostos e Empregos, liderando a reforma regulatória e presidindo o Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS). Ele também foi membro do Conselho de Segurança Nacional.

Antes de servir ao governo, Mnuchin construiu uma carreira sólida em finanças e investimentos. Foi sócio do Goldman Sachs, onde atuou como Diretor de Informação, antes de fundar a Dune Capital Management. Posteriormente, criou o OneWest Bank Group, onde foi Presidente e CEO até sua venda para o CIT Group. Atualmente, lidera a Liberty Strategic Capital, uma empresa de private equity focada em investimentos globais em tecnologia, fintech e serviços financeiros.

Além dos negócios e do serviço público, Mnuchin atuou na filantropia, em conselhos de importantes instituições culturais e de saúde, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA), o Museu Whitney de Arte Americana, o Museu Hirshhorn, o Sistema de Saúde da UCLA, o Hospital Presbiteriano de Nova York e a Fundação da Polícia de Los Angeles.

Mnuchin nasceu em Nova York e se formou em economia na Universidade de Yale em 1985. Seu primeiro emprego foi como estagiário no banco de investimentos Salomon Brothers, no início da década de 1980, enquanto ainda estudava em Yale. Trabalhou por 17 anos no banco de investimentos Goldman Sachs, onde seu pai, Robert Mnuchin, era sócio.

Ao deixar o banco, em 2002, trabalhou e fundou vários fundos de hedge e lançou a Dune Entertainment, uma produtora de filmes que financiou várias obras da 20th Century Fox. Atuou nos conselhos da Kmart e da Sears Holdings. Na crise financeira de 2008, comprou o falido banco residencial Indymac, que reorganizou como OneWest Bank e revendeu.

Saiba mais

Mnuchin juntou-se à campanha presidencial de Trump em 2016 e foi nomeado Presidente Nacional de Finanças para a campanha. Em 13 de fevereiro de 2017, foi confirmado pelo Senado dos EUA como Secretário do Tesouro por 53 votos a 47.

Após a derrota de Donald Trump nas eleições de 2020, Mnuchin criou um fundo de investimento, o Liberty Strategic Capital. O fundo obteve recursos dos fundos soberanos da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar.

Mnuchin é membro do chamado “Big Six”, um grupo de políticos reunidos para redigir uma proposta de reforma tributária que incorporasse contribuições de membros da Câmara dos Representantes, do Senado e da Casa Branca.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra