close

Juros caem na China pela primeira vez desde agosto de 2023

Com o objetivo de impulsionar o crescimento da economia, o banco central da China reduziu os juros nesta segunda-feira

china juros

Analistas veem a medida como um reconhecimento por parte das autoridades da fraqueza econômica | Foto: Getty Images

A China surpreendeu os mercados ao cortar as principais taxas de juros de curto e longo prazo nesta segunda-feira, sinalizando a intenção de impulsionar o crescimento na segunda maior economia do mundo.

Foi a primeira vez que os juros caíram desde agosto de 2023, com o objetivo de apoiar a economia, logo após o banco central chinês (PBoC) ter baixado a taxa referencial de juros. A taxa básica de juros (LPR) de empréstimo de um ano foi reduzida de 3,45% para 3,35%, de acordo com um comunicado do PBoC.

A LPR de cinco anos, uma referência para hipotecas imobiliárias, foi reduzida de 3,95% para 3,85%. As medidas seguiram-se à decisão do PBoC de cortar a taxa dos
contratos de venda reversa de sete dias, uma taxa referencial de curto prazo, pela primeira vez em quase um ano, de 1,80% para 1,70%, após o crescimento da economia no segundo trimestre ter decepcionado.

Saiba mais

Analistas veem a medida como um reconhecimento por parte das autoridades da fraqueza econômica, o que causa temor nos agentes. A maioria dos índices de ações da Ásia fechou a sessão desta segunda-feira em queda. A exceção foi Hong Kong, que saiu das mínimas de três meses.

Bolsas caem após queda dos juros na China

As bolsas chinesas interromperam uma sequência de sete dias de ganhos, apesar dos cortes inesperados nas taxas de juros feitas para impulsionar a economia que permanece dando sinais de fraqueza, em um ambiente em que os planos de política do presidente Xi Jinping desapontam os investidores.

As ações de bancos e empresas de energia lideraram as quedas no país, já que as reformas de Pequim, desenhadas pelo Partido Comunista, dão prioridade à indústria e à tecnologia em detrimento do setor financeiro.

O índice Xangai Composto fechou em queda de 1,14% aos 2.964,22 pontos, enquanto o índice Shenzhen terminou a sessão com perda de 0,1%, a 1.608,49 pontos. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,25%, para 17.635,88 pontos. Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 1,16%, a 39.599 pontos, e em Seul, o índice Kospi caiu 1,14% para 2.763,51 pontos. (Valor Econômico)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra