CCR vence leilão de concessão da Rota Sorocabana
A CCR projeta que a receita da Rota Sorocabana seja significativamente maior do que a das estimativas do projeto, mas o Banco Safra vê perda para a ação da empresa
31/10/2024
A concessão tem prazo total de 30 anos, prevê capex de R$ 8,8 bilhões e despesas operacionais de R$ 7,5 bilhões| Foto: Getty Images
A concessionária CCR venceu o leilão da concessão de rodovia Rota Sorocabana, oferecendo uma taxa inicial de concessão de R$ 1,601 bilhão.
Com 461km, este projeto é composto por trechos de rodovia gerenciados pela atual concessionária ViaOeste (121km) e várias outras rodovias que estão atualmente sob administração pública (340km), incluindo as conexões entre as cidades de São Paulo, Sorocaba, Vale do Ribeira e região oeste do Estado de São Paulo, englobando as rodovias SP-270 (Rodovia Raposo Tavares), SP-280 (Rodovia Presidente Castelo Branco), entre outras.
A concessão tem prazo total de 30 anos, prevê capex de R$ 8,8 bilhões (63% a ser executado do ano 1 ao ano 8) e despesas operacionais de R$ 7,5 bilhões.
Saiba mais
- Carteira recomendada Top 10 BDRs: Coca-Cola substitui Procter & Gamble
- Telefônica e Copel entram na Carteira Top 10 ações para dezembro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Safra vê perda para o valor da ação da CCR
O Banco Safra considera a notícia como ligeiramente negativa para as ações CCRO3.
Com base em nossas estimativas, com a taxa de concessão de R$ 1,6bn e 80% alavancado, o Safra prevê um valor presente líquido (VPL) negativo de R$ 269mn (1,1% do seu valor atual) e uma TIR alavancada real de 6,7%, 10bps abaixo do título público indexado à inflação a 10 anos (NTN-B) e 570bps abaixo da nossa TIR projetada para o portfólio da empresa, de 12,4%.
Além disso, esperamos que a alavancagem da empresa medida por sua dívida líquida/EBITDA atinja 3,4x no 1T25, em comparação com nossa estimativa anterior de 3,2x e 3,1x no 2T24.
Após o leilão, a CCR realizou uma teleconferência com investidores para detalhar os fundamentos de sua oferta. De acordo com seus executivos, a CCR projeta que a receita da Rota Sorocabana seja significativamente maior do que a apresentada nas estimativas do projeto, em ~20-25%, o que levaria seu VPL para um valor positivo.
Além disso, a taxa de concessão não deve aumentar o efeito alavancagem da holding, apenas o da SPE, enquanto que o pagamento da taxa de concessão será mantido em uma conta bloqueada em nome da concessão e deverá ser usado para mitigar quaisquer desequilíbrios financeiros no seu contrato.
Espera-se que o novo ativo adicione 1,3 anos à duração da carteira do CCR
Ecorodovias também participou do leilão, oferecendo R$ 1,600 bilhão em seu último lance. Se fosse o vencedor, a alavancagem da empresa medida pela sua dívida líquida/EBTIDA teria saltado para 3,8x no 1T25 (data de vencimento do pagamento), dos números das estimativas do Safra 3,5x e os atuais 3,3x (2T24).
A oferta pode ser considerada agressiva pelos investidores, assumindo o compromisso atual de investimento da empresa para os próximos anos, que levaria sua alavancagem a um pico de 4,7x em 2028, a partir de nossa estimativa atual de 4,5x.