Carteira Small Caps acumula valorização de 31,78% desde janeiro
Especialistas do Banco Safra mantiveram as recomendações inalteradas para quem vai investir a partir de outubro; confira as vantagens de investir em Small Caps
21/10/2025
Início de um ciclo de corte de juros, em 2026, tende a favorecer a valorização das Small Caps | Foto: getty Images
O rendimento da Carteira de Small Caps sugerida pelo Banco Safra acumula rendimento de 31,78% desde o início de 2025, superando o índice de referência de Smal Caps da B3 (SMLL), que ficou em 20,11%.
Desde o lançamento da carteira, em outubro de 2022, o rendimento acumulado até o início de outubro deste ano é de 69,43%, enquanto o SMLL ficou em -4,47%. Os especialistas do Banco Safra mantiveram as recomendações inalteradas para quem vai investir a partir de outubro.
A carteira de Small Caps é composta por ações de empresas nacionais com capitalização de mercado de até R$ 15 bilhões e que tenham alto potencial de crescimento.
O portfólio, revisto mensalmente pelos especialistas em investimentos do Banco Safra, busca superar o Índice Small Caps de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (SMLL B3).

Queda dos juros tende a acentuar valorização das small caps
O cenário do Safra é de que a taxa Selic permanecerá no atual patamar “significativamente contracionista” até o fim de 2025, quando o processo desinflacionário possibilitará o início de um ciclo de flexibilização monetária, em 2026, tende a favorecer a valorização das Small Caps.
Saiba mais
- Safra Dólar: ativo digital para dolarizar seu patrimônio com segurança
- Renda fixa lidera ranking das melhores opções para investir no atual cenário
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Composição da carteira Small Caps:
- Marcopolo – POMO4
- Qualicorp – QUAL3
- Alupar – ALUP11
- Panvel – PNVL3
- Iguatemi – IGTI11
- C&A – CEAB3
- Smartfit – SMFT3
- Direcional – DIRR3
- Brava Energia – BRAV3
- Tenda – TEND3
Vantagens da Carteira Small Caps
- Transparência e solidez como pilares de atuação
- Alto potencial de valorização no longo prazo, com portfólio dedicado às empresas com capitalização de mercado inferior a R$15 bilhões
- Equipe de Research como responsável pela análise e elaboração do portfólio
- Perfil mais dinâmico e arrojado

Setorialmente, a carteira tem 20% dos ativos no setor de construção civil e 20% em consumo e varejo. A carteira também tem 10% dos papéis em cada um dos seguintes setores: farmácia, serviços públicos (água e energia), bens de capital, petóleo e gás, shoppings e saúde.