Conta bancária fica mais segura com autenticação multifator
Autenticação Multifator utiliza dois ou mais fatores para confirmar a identidade do usuário para dar acesso ao sistema ou autorizar qualquer operação
27/06/2025
Aplicativos do Banco Safra utilizam tecnologia de autenticação com dois ou mais fatores para garantir segurança das operações | Foto: Getty Images
Uma das ferramentas mais eficazes para garantir a segurança das operações financeiras pelo celular ou computador é a Autenticação Multifator (MFA). Esta ferramenta facilita a vida do correntista e garante a total segurança em qualquer operação.
A verificação em duas etapas acrescenta uma camada adicional de segurança para as contas, por isso é amplamente utilizada no processo de autenticação de login nos principais aplicativos de redes sociais e mensagens, por exemplo.
Caso a senha do usuário seja descoberta ou invadida, a autenticação em dois fatores adiciona outro nível de segurança, exigindo um segundo fator de comprovação da identidade. O segundo fator geralmente é algo difícil de hackear, como uma impressão digital ou senha por tempo limitado.
O que é o MFA
MFA, ou Autenticação Multifator, é um método de segurança que exige que os usuários forneçam dois ou mais fatores de autenticação para acessar uma conta ou sistema. Esses fatores podem ser algo que o usuário sabe (como uma senha), algo que o usuário tem (como um token ou celular), ou algo que o usuário é (como uma impressão digital ou reconhecimento facial). A MFA adiciona uma camada extra de proteção, tornando mais difícil para usuários não autorizados acessarem informações confidenciais.
Como funciona o MFA
Em vez de apenas exigir uma senha, a MFA exige que o usuário forneça dois ou mais fatores de verificação para comprovar sua identidade.
Tipos de fatores:
- Algo que o usuário sabe: senhas, PINs, perguntas secretas.
- Algo que o usuário tem: telefones celulares, tokens de segurança, cartões inteligentes.
- Algo que o usuário é: Biometria, como impressões digitais, reconhecimento facial, reconhecimento de voz.
Autenticação multifator no app do Safra
O Banco Safra utiliza as seguintes camadas inteligentes de proteção, que atuam juntas pelo cuidado de cada transação dos clientes realizadas por meios digitais. Quem usa o aplicativo do Banco Safra já conta com a proteção destas ferramentas:
- Validação via Whatsapp: autenticação por token via Whatsapp em qualquer ambiente digital.
- Password Free: autenticação inteligente dispensando o uso de senhas em transações seguras.
- Safra Shield: ferramenta de segurança digital contínua, com monitoramento e bloqueio preventivo contra fraudes.
- Biometria Facial: validação facial para garantir ainda mais segurança nas suas transações digitais.
Benefícios da MFA:
- Segurança reforçada: A MFA protege contas e sistemas contra acessos não autorizados, mesmo que uma senha seja comprometida.
- Proteção contra ataques: A MFA dificulta a ação de hackers e criminosos cibernéticos que tentam invadir contas usando métodos como phishing ou força bruta.
- Conformidade com regulamentos: Em alguns setores, a MFA é exigida para cumprir regulamentos de segurança e privacidade de dados.
- Tranquilidade: A MFA oferece aos usuários maior confiança de que suas informações estão seguras.