A Suzano anunciou que o volume de produção da empresa de celulose comercial em 2024 será aproximadamente 4% menor (~400kt) do que sua capacidade nominal de produção (ex Cerrado) de ~10,9mtpa, com base no fato de que esse volume de produção não traria retornos adequados para a empresa.
A empresa observou que suas obrigações com clientes e fornecedores não serão afetadas por essa mudança. Além disso, a Suzano reforçou que o ramp-up do projeto Cerrado está avançando conforme esperado e confirmou que seu volume de produção estimado é mantido em 900kt para 2024.
Avaliação do Safra sobre a Suzano
Os analistas do Safra não se surpreendem com a decisão da empresa, que está repetindo a mesma estratégia de junho de 2023, e acreditam que ela ajudará os preços da celulose a se estabilizarem mais rapidamente.
Os especialistas do Safra receberam bem a decisão da Suzano de manter a estimativa de produção do Cerrado em 900kt para 2024. Este anúncio não necessariamente resultará em um risco de revisão para baixo das nossas estimativas, pois a projeção incluiu uma redução de ~300kt no ano de carregamentos de celulose em 2024 (contribuição da ex-Cerrado), embora o calendário de manutenção da empresa implique em menos 2mt de capacidade (-21% no ano) parando em 2024. O importante aqui é entender o balanço dessas reduções de produção para o resto do ano, avalia o Safra.