A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou os números do setor para julho de 2025. O Safra considera os dados mais favoráveis para a Caixa Seguridade (CXSE3), já que o prêmio emitido de seguro prestamista apresentou seu melhor desempenho desde fevereiro, impulsionado por uma maior contribuição dos empréstimos consignados privados e pela normalização dos consignados do INSS.
O forte desempenho das contribuições brutas de previdência, refletindo maior demanda para aproveitar as últimas semanas de isenção fiscal sobre contribuições, também elevou as receitas de corretagem.
Tanto o BB Seguridade (BBSE3) quanto a Porto Seguro (PSSA3) foram negativamente impactadas pelo aumento da sinistralidade, sendo os principais fatores os seguros habitacionais e rurais para a primeira, e uma deterioração geral para a segunda.
Por outro lado, as receitas de corretagem da BBSE também foram beneficiadas pelo robusto volume de novas contribuições em previdência e por um desempenho mais forte da receita financeira, ajudado por um descompasso positivo (após um junho fraco).
Enquanto isso, a PSSA apresentou uma perda mais acentuada de participação no mercado de automóveis, em linha com o feedback que o Safra tem recebido sobre o comportamento da indústria.