Os beneficiários de planos de saúde no Brasil chegaram a 52,9 milhões em junho (+261 mil M/M, +682 mil T/T e +815 mil no acumulado do ano).
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados de beneficiários de planos privados referentes a junho, mostrando adições líquidas de 261 mil vidas, o que resultou em um crescimento de 2,7% A/A na base de beneficiários (+0,5% M/M).
SulAmérica (SULA11) e Amil (AMIL3), que já vinham se destacando ao longo do ano, novamente lideraram em junho e permaneceram como os principais destaques tanto no segundo trimestre quanto no acumulado do ano.
A maioria das operadoras apresentou números positivos no mês, com exceção da Bradesco Saúde. A Hapvida (HAPV3) manteve a tendência positiva observada no mês anterior, adicionando +36 mil beneficiários em junho, com bom desempenho tanto da operação Hapvida quanto da Intermédica.
Com isso, a Hapvida surpreendeu positivamente no trimestre ao reverter a tendência negativa anteriormente esperada: em vez de perdas líquidas, a operadora agora apresenta ganhos de beneficiários.
Em termos de participação de mercado, SulAmérica e Amil seguiram na liderança, enquanto Hapvida e o grupo Unimed tiveram desempenho abaixo do esperado.
Por fim, as adições líquidas nos últimos 12 meses totalizaram +1,387 milhão de beneficiários, indicando uma aceleração sequencial, embora se espere que a atual desaceleração macroeconômica pese sobre o ritmo de crescimento nos próximos meses.