A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou os dados referentes à adesão aos planos privados em julho, mostrando um acréscimo líquido de 122 mil beneficiários, o que resultou em um crescimento de 2,4% na base de beneficiários em relação ao ano anterior (+0,2% em relação ao mês anterior).
A Amil (AMIL3) liderou o crescimento no mês, com a SulAmérica (SULA11) também apresentando adições líquidas sólidas, enquanto a Hapvida (HAPV3) teve desempenho inferior aos concorrentes, com perda líquida.
SulAmérica e Amil lideram números acumulados do ano
A maioria das operadoras apresentou resultados positivos no mês, com exceção da Hapvida isoladamente, que puxou o grupo Hapvida para um desempenho negativo no período.
Dito isso, a empresa encerrou o segundo trimestre com resultados acima dos reportados pela ANS, e a expectativa do Banco Safra é que a Hapvida acelere o crescimento orgânico na segunda metade do ano.
Em termos de participação de mercado, SulAmérica e Amil continuam na liderança, enquanto Hapvida e o grupo Unimed ficaram atrás.
As adições líquidas totais somaram 1,265 milhão de beneficiários nos últimos 12 meses, representando a primeira desaceleração sequencial em muitos meses, em linha com nossa expectativa de que o ciclo de aperto monetário e a consequente desaceleração macroeconômica devem impactar o ritmo de crescimento.