close

ANÁLISE

logo safra

ELET3

-

MELI34: Mercado Libre encerra o 3T25 com alavancagem saudável

Mercado Libre (MELi34) manteve forte geração de caixa, garantindo investimentos na plataforma e sustentando ganhos contínuos de market share


A Mercado Libre (MELI34) apresentou resultados quase em linha com as estimativas, do GMV ao EBIT, mantendo a estratégia de ganhar participação no e-commerce, apesar da esperada pressão nas margens devido à (i) redução do limite para frete grátis e (ii) menores tarifas de envio para vendedores.

A área de fintech foi o destaque do trimestre, com o Mercado Pago registrando NIMAL praticamente estável (22% vs. 23% no 2T25), sustentado por (i) taxas encorajadoras na operação de cartão de crédito (50% da carteira brasileira já é lucrativa) e (ii) menor cobertura de provisões ano contra ano (146% vs. 150%).

O ponto negativo foi o lucro líquido, que ficou cerca de 14% abaixo das estimativas do Safra e do consenso Bloomberg, devido a maiores despesas financeiras e alíquota de imposto.

A alavancagem encerrou o trimestre saudável, com relação dívida líquida/EBITDA de 1,2x. Nossa visão: A Mercado Libre segue como a melhor operadora de e-commerce na América Latina, com sólido crescimento de receita e ganho de participação.

Apesar da pressão esperada na margem EBIT e do lucro líquido abaixo do consenso, o Banco Safra destaca o avanço do Mercado Pago, principalmente na carteira de cartões.

Além disso, a empresa manteve forte geração de caixa, garantindo investimentos na plataforma e sustentando ganhos contínuos de market share. O Banco safra reitera visão positiva para a companhia.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra