close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

ISA Energia tem lucro menor e recomendação é de venda

O Banco Safra tem uma recomendação de Venda para a ISA Energia, que negocia a uma TIR real de 9,2%, abaixo de seus pares


A ISA Energia (ISAE4) reportou um EBITDA regulatório de R$ 923 milhões (+2,9% a/a), 14,7% acima da estimativa do Banco Safra, mas em linha com o consenso.

O lucro líquido reportado de R$ 337 milhões apresentou uma grande queda em termos anuais (-17,6% a/a) e foi 10% abaixo do consenso, embora tenha ficado 65% acima da estimativa do Safra.

As diferenças em relação aos números do Safra são principalmente explicadas por um ajuste de parcela melhor do que o esperado incluído no RBSE.

Resultados do 1T25 em detalhes: as receitas líquidas cresceram 2,1% a/a, ficando 13% acima da estimativa do Safra, principalmente impulsionadas pelo ajuste de inflação na Receita Anual Permitida (AAR) para o ciclo 2024/2025, energização da nova linha de transmissão Minuano e adição de reforços e melhorias.

Esses impactos positivos foram parcialmente compensados pelo menor recebível do RBSE, embora os números reportados nesta linha tenham sido maiores do que o esperado, principalmente porque as receitas do RBSE foram afetadas por um ajuste de parcela (PA) menor resultante do processo de revisão tarifária.

As despesas com pessoal, material, serviços de terceiros e outros (PMSO) diminuíram 1,2% a/a, mas foram 7,5% acima da estimativa do Safra. O lucro líquido acima da estimativa foi principalmente explicado pelos efeitos mencionados nas receitas, menores despesas financeiras e maiores resultados de receita de participações.

De qualquer forma, os lucros apresentaram uma grande queda em termos anuais, refletindo um aumento na alavancagem e o impacto de taxas de juros mais altas. A alavancagem aumentou para 3,2x dívida líquida/EBITDA ajustado (de 2,7x no último trimestre).

Avaliação do Safra sobre os resultados da ISA Energia

Os resultados ficaram acima da estimativa do Banco Safra, principalmente devido ao melhor ajuste de PA. Observando os resultados operacionais, os custos foram acima da estimativa. Além disso, apesar do lucro acima da estimativa, o desempenho foi negativamente afetado por um aumento na alavancagem e taxas de juros mais altas, o que reduziu os lucros em termos anuais.

Esse impacto deve persistir em 2025, considerando o grande plano de capex esperado para este ano. O Banco Safra tem uma recomendação de Venda para a ISA Energia, que negocia a uma TIR real de 9,2%, abaixo de seus pares.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra