close

ANÁLISE

logo safra

PETR4

-

Indústria farmacêutica mantém crescimento no ano

Na análise dos resultados da indústria farmacêutica, o Banco Safra reforça que o pior já passou para a BLAU em termos de preços


A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Bionexo divulgaram o Índice de Preços de Medicamentos Hospitalares (IPM-H)—uma análise dos preços hospitalares—para setembro de 2025, que mostrou desempenho negativo no mês (-0,4% M/M) para os preços consolidados e para os preços de medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, incluindo imunoglobulina (-2,5% M/M), principal molécula do portfólio da Blau (BLAU3), e também para medicamentos do sistema geniturinário (-2,4% M/M).

Em relação ao desempenho no acumulado do ano até setembro de 2025, os preços consolidados subiram +1,1%, o que sustenta uma leve recuperação do mercado institucional da indústria farmacêutica.

Em relação à Blau, particularmente, para a qual a imunoglobulina representa uma parcela importante das vendas, os dados sugerem uma recuperação nos preços.

Analisando os dados especificamente sobre: (i) medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, que incluem imunoglobulina, os preços subiram +12,1% no acumulado do ano; e (ii) medicamentos do sistema geniturinário, que incluem epoetina-alfa, os preços subiram 4,6% no acumulado do ano.

Pior já passou para a BLAU3

O Banco Safra destaca que o forte resultado acumulado para medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos foi impulsionado pela venda de vacinas em abril.

O Safra reforça que o pior já passou para a BLAU em termos de preços, mas mantemos nossa visão cautelosa sobre o papel e suas margens de longo prazo, já que restrições de capacidade devem impactar o desempenho dos próximos trimestres.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra