A construtora Even (EVEN3) apresentou resultados operacionais fracos, abaixo das estimativas do banco Safra. Excluindo a venda das unidades de Hotel no empreendimento Faena, apenas 8% do valor geral de vendas (VGV) lançado foi vendido, enquanto as vendas de estoque também ficaram abaixo do esperado.
Como resultado, o índice de vendas sobre oferta (VSO) trimestral da companhia atingiu fracos 13%. A Even lançou seus dois primeiros empreendimentos do ano no segundo trimestre, totalizando R$ 694 milhões em VGV líquido (+26% A/A e +16% vs. Safra), com um sólido índice de VSO de lançamento de 31% (+1,7 p.p. A/A).
Ainda assim, o desempenho refletiu majoritariamente a venda das unidades de Hotel no empreendimento Faena, que foram totalmente comercializadas no trimestre.
Excluindo essa venda, o VSO de lançamento da Even teria sido tímido, de 8%. As vendas líquidas ficaram 7% abaixo da estimativa do Safra, em R$ 442 milhões (+80% T/T e 9% A/A), também atribuídas a um VSO de estoque mais fraco do que o esperado, de 8% (-0,3 p.p. T/T e -7,3 p.p. A/A).
Como resultado, o índice de VSO trimestral da companhia ficou em 13,2% (+4,7 p.p. T/T e -5,7 p.p. A/A), ficando 1,4 p.p. abaixo da projeção do Safra.