Os futuros de minério de ferro continuam em com preços à vista mais fortes do que os futuros, o que pode refletir uma demanda mais forte no curto prazo ou uma oferta mais restrita, segundo análise dos especialistas do Banco Safra.
Os estoques de aço na China estão sazonalmente baixos, embora em leve alta na margem. As margens dos produtores de HRC caíram na comparação semanal. Enquanto isso, tanto a produção diária de aço quanto as taxas de utilização dos altos-fornos aumentaram ligeiramente. Por fim, os spreads do minério de ferro permaneceram estáveis na semana.
Ouro
O posicionamento em ouro na COMEX caiu na semana, o que pode sinalizar uma pausa no sentimento altista do mercado. O time spread permanece com preços futuros sendo negociados acima do preço à vista, indicando ausência de restrições imediatas de oferta ou demanda fraca no curto prazo.
Os estoques da COMEX estão sazonalmente elevados, enquanto as posições de ETFs caíram ligeiramente. Por fim, a relação ouro/prata permaneceu dentro da média histórica de dois anos.
Alumínio
O posicionamento líquido em alumínio caiu ligeiramente nesta semana, indicando menor interesse dos investidores. O time spread está praticamente estável, sem fornecer sinal claro de preço.
Os estoques em bolsas aumentaram na semana. Os custos do alumínio estão estáveis após quedas acentuadas no início do ano. Os prêmios nos EUA estabilizaram após alta devido a tarifas, enquanto fora dos EUA permanecem em níveis baixos, refletindo demanda fraca. Por fim, a relação cobre/alumínio permaneceu na média histórica de dois anos.
Cobre
O posicionamento líquido em cobre aumentou ligeiramente nesta semana, indicando maior interesse dos investidores. O spread COMEXLME, que havia atingido máximas históricas, colapsou após a decisão de não impor tarifas sobre o cobre e agora a LME está acima da COMEX. O time spread permanece com preços futuros acima do preço à vista e os estoques em bolsas caíram levemente.
Após forte queda, os TC/RCs parecem ter se estabilizado em níveis baixos. O prêmio na China está estável, indicando demanda constante.