close

ANÁLISE

logo safra

BBDC4

-

Empresas de consumo básico e e-commerce fecham trimestre positivo

Mercado Livre, Pague Menos, Assaí e Grupo Mateus foram os destaques positivos entre as empresas de consumo básico e comércio eletrônico no primeiro trimestre


A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2025 terminou de forma positiva, com a maioria das empresas de Farma, Varejo Alimentar e E-commerce sob cobertura do Banco Safra superando as estimativas.

Encerramos este trimestre com uma visão mais construtiva para bens de consumo básico e e-commerce do que no início do período, apesar do cenário macroeconômico mais desafiador do que o esperado, já que a maioria das empresas melhorou suas operações.

Os principais destaques positivos do trimestre foram Mercado Livre (MELI34), Pague Menos (PGMN3), Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3), que apresentaram resultados acima do esperado, além de boa rentabilidade e geração de caixa.

Por outro lado, os destaques negativos foram:

(i) GPA (PCAR3) e Casas Bahia (BHIA3), devido ao consumo de caixa nos últimos 12 meses; e

(ii) RD Saúde (RADL3), devido à pressão sobre despesas com despesas de vendas, gerais e administrativas (SG&A) acima do esperado, combinada com a desaceleração no ritmo de crescimento.

Com relação à Hypera (HYPE3), após dois trimestres de forte ajuste operacional, o Banco Safra espera um segundo trimestre de 2025 com ajustes pontuais e crescimento de sellout em linha com o mercado.

No caso do Mercado Livre, é importante lembrar que pode haver alguma volatilidade na margem EBIT em determinados trimestres, devido a despesas com PDA e à abertura de novos centros de distribuição, que são essenciais para sustentar o ritmo excepcional de crescimento da companhia (acima de 30% a/a).

O Safra acredita que as empresas que foram destaque positivo nesta temporada de resultados devem continuar apresentando resultados sólidos, mas o banco também destaca que devem enfrentar bases de comparação mais fáceis no segundo trimestre de 2025 (exceto MELI).

Para o Varejo Alimentar, o Safra também espera um início positivo de segundo trimestre de 2025 para Vendas de Mesmas Lojas, impulsionado pelo efeito das vendas de Páscoa (que ocorreu em abril este ano, contra março em 2024).


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra