A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a Bionexo divulgaram o Índice de Preços de Medicamentos Hospitalares (IPM-H) referente a agosto de 2025, que mostrou desempenho negativo no mês (-1,4% na comparação mensal) tanto para os preços consolidados quanto para os preços de medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, incluindo imunoglobulina (-1,5% MoM), principal molécula do portfólio da Blau (BLAU3).
Por outro lado, os medicamentos do sistema geniturinário apresentaram desempenho positivo (+0,3% MoM). No acumulado do ano até agosto de 2025, os preços consolidados subiram +1,4%, o que indica uma leve recuperação do mercado institucional da indústria farmacêutica.
Acerca de Blau, para a qual a imunoglobulina representa uma parcela importante das vendas, os dados sugerem uma recuperação nos preços.
Ao analisar os dados especificamente sobre:
- (i) medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos, que incluem imunoglobulina, os preços subiram +15% no acumulado do ano; e
- (ii) medicamentos do sistema geniturinário, que incluem epoetina-alfa, os preços subiram +7% no acumulado do ano.
O Safra destaca que o forte aumento nos preços dos medicamentos imunoterápicos, vacinas e antialérgicos foi impulsionado pela venda de vacinas em abril.
Em resumo, o Banco Safra reforça que o pior já passou para a Blau, mas mantém uma visão cautelosa sobre a empresa e suas margens de longo prazo, já que restrições de capacidade devem impactar o desempenho nos próximos trimestres.