close

ANÁLISE

logo safra

PETR3

-

Defasagem de preços de combustíveis aumenta com alta do petróleo e câmbio

Relatório do Banco Safra aponta defasagem de 24% para o diesel e de 12% para a gasolina; volumes comercializados em dezembro caíram na comparação mensal


A Agência Brasileira de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) relatou uma redução de 2,0% nos volumes combinados de diesel e gasolina em dezembro, em comparação ao mês anterior. Em relação aos preços, os preços do diesel e da gasolina da Petrobras permaneceram estáveis segundo relatório do banco Safra, e a diferença de preços domésticos em relação ao preço de paridade de importação está agora com um desconto de 24% para o diesel e 12% para a gasolina, impulsionado pelo aumento do preço do petróleo e pelo R$ desvalorização.

As importações consolidadas de diesel em dezembro aumentaram 17%, enquanto a participação dos importadores independentes no fornecimento doméstico de diesel seguiu na direção oposta e caiu para 9% em dezembro, contra 11% em novembro. A participação de mercado mudou pouco: a participação de mercado da Vibra caiu 30 pontos base, para 22,5%, a da Ipiranga permaneceu estável em 17,3% e a da Raízen caiu 10 pontos base, para 16,1%.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra