close

ANÁLISE

logo safra

VALE3

-

Importação de aço cresce e afeta vendas das siderúrgicas

O Banco Safra considera os dados de importação e venda de aõ preocupantes para a Usiminas (Venda), Gerdau (Compra) e, em menor grau, CSN (Venda)


O consumo de aço no Brasil cresceu modestamente no mês de abril, em comparação ao mesmo mês do ano passado, mas o aumento das importações levou a uma queda nas vendas domésticas. Os especialistas do Banco Safra acreditam que o cenário de margem para as siderúrgicas locais continuou a se deteriorar em abril, já que as vendas domésticas cresceram menos do que o consumo aparente tanto de aços planos quanto longos.

Pelo lado positivo, o consumo aumentou modestamente em relação ao ano passado para aços planos e longos. Pelo lado negativo, as importações cresceram fortemente em relação ao ano passado para ambos os tipos, enquanto as vendas domésticas caíram.

Além disso, a taxa de utilização da capacidade de aço bruto caiu em relação ao mês anterior. Os dados de abril reforçam os desafios para os resultados das siderúrgicas locais.

Com base na exposição dos resultados, o Banco Safra considera os dados deste mês mais preocupantes para a Usiminas (Venda), Gerdau (Compra) e, em menor grau, CSN (Venda).

A presença da Gerdau e da CSN nos mercados de aço dos EUA e de minério de ferro, respectivamente, pode ao menos compensar parcialmente a tendência negativa no mercado brasileiro.

Perspectivas para os preços domésticos do aço

O prêmio de paridade do vergalhão brasileiro teoricamente dá aos produtores de aço longo mais poder para anunciar aumentos de preços em relação ao HRC brasileiro, considerando o prêmio de paridade de 5%–10% que o Safra considera justo.

Segundo a Platts, os preços domésticos de HRC caíram 9% desde março, enquanto os preços do vergalhão caíram 4%. As maiores importações de aço plano, apesar do crescimento do consumo, provavelmente impulsionaram os recentes descontos de preços e, daqui para frente, os especialistas do Safra acredita que a dinâmica atual desse produto pode pressionar ainda mais os preços.

Em relação ao aço longo, embora o desconto de paridade sugira algum espaço para aumentos, participantes do mercado têm relatado preocupações com a desaceleração da demanda e o crescimento da oferta, o que torna o cenário negativo quanto a aumentos de preços no curto prazo, segundo os especialistas do Banco Safra.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra