A Yduqs (YDUQ3) anunciou que, a partir de 15 de agosto de 2025, Rossano Marques assumirá o cargo de Diretor-Presidente (CEO), sucedendo Eduardo Parente, que foi nomeado para o Conselho de Administração. Além disso, Alexandre Aquino foi nomeado Diretor Financeiro (CFO), substituindo Rossano Marques.
A Yduqs afirmou que as mudanças na liderança fazem parte de seu planejamento estratégico de longo prazo e reforçam a continuidade da estratégia corporativa da companhia.
O Banco Safra considera a transição como neutra, já que Eduardo Parente permanecerá no Conselho e Rossano Marques parece plenamente capacitado para assumir a liderança e continuar realizando um trabalho sólido.
Adicionalmente, a Yduqs pode ter uma posição de negociação mais forte para possíveis movimentos de fusões e aquisições (incluindo negócios transformacionais) com Eduardo Parente no Conselho, devido ao seu profundo conhecimento da empresa e do setor.
O Safra mantém recomendação de desempenho acima da média (Outperform) para YDUQ3, sustentada por fundamentos sólidos, geração saudável de caixa e uma avaliação atrativa.
Transição interna tranquila é positiva.
Eduardo Parente ocupará a vaga deixada há um mês por Bernardo Lobão, que saiu do Conselho para se tornar o novo Diretor de Relações com Investidores (IRO) da empresa. Durante sua gestão como CEO, Parente liderou a Yduqs em um reposicionamento bem-sucedido do portfólio, com ganhos notáveis de rentabilidade e aumento de relevância em diferentes segmentos. Sua permanência no Conselho deve apoiar o alinhamento estratégico e facilitar uma transição suave.
Dado o profundo conhecimento do negócio por parte de Rossano Marques e sua forte credibilidade no mercado de capitais, o Safra acredita que a mudança aumenta a capacidade de execução sem prejudicar as prioridades estratégicas em andamento.
YDUQ3 sob nova direção
O novo CEO da YDUQ3 tem histórico operacional e credibilidade no mercado de capitais. Rossano Marques ingressou na Yduqs em 2018 e atuou como CFO e IRO nos últimos sete anos. Durante esse período, liderou a empresa em diversos ciclos estratégicos, incluindo integrações de M&A, transformação da plataforma digital e processo de desalavancagem do balanço.
É conhecido por seu pensamento estratégico, execução disciplinada e comunicação transparente com investidores. Sua promoção a CEO sugere o desejo da empresa de manter a direção estratégica atual, com foco contínuo em rentabilidade, fluxo de caixa livre e alocação disciplinada de capital.
Além disso, Alexandre Aquino está na Yduqs desde 2020, quando ingressou como Diretor de Infraestrutura e Instalações. Em junho de 2022, tornou-se Diretor de Planejamento Financeiro e atualmente atua como Diretor Sênior de Planejamento Financeiro, Controladoria e Suprimentos. Ele trabalhou anteriormente na Vale e na McKinsey & Co. O Sr. Aquino é formado em Engenharia da Computação pelo ITA.