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Totvs usa inteligência artificial como vetor estrutural de crescimento

IA está sendo integrada a praticamente todos os processos operacionais para aumentar eficiência e produtividade da TOTVS (TOTS3)


A Totvs (TOTS3) realizou sua teleconferência de resultados do 3T25 e os analistas do Banco Safra saíram com uma visão
positiva para os próximos trimestres. O forte nível de adições líquidas de receita recorrente anual (ARR) oferece boa visibilidade para crescimento sustentado, refletindo tendências saudáveis de demanda em unidades de negócio-chave.

A gestão também demonstrou confiança na capacidade da companhia de continuar entregando valor aos clientes por meio de melhor integração de produtos, serviços financeiros embarcados e expansão gradual das capacidades de IA.

De forma geral, a TOTVS parece bem posicionada para combinar consistência de receita com maior alavancagem operacional à medida que a execução avança em todos os segmentos. De qualquer forma, o Safra vê parte desses pontos positivos já
refletidos nos preços atuais, mantendo nossa recomendação Neutra.

Techfin

A Techfin continuou mostrando forte dinamismo, segundo os analistas do Banco Safra. A gestão atribuiu parte do desempenho à sazonalidade positiva do segmento de agronegócio, que deve continuar também no 4T, e à crescente relevância de outras verticais.

Apesar de um ambiente mais desafiador na agricultura em relação a 2024, dado juros mais altos e pressão financeira
sobre alguns players, a Techfin compensou esse obstáculo diversificando sua exposição entre setores e aproveitando
seus modelos proprietários de score de crédito baseados em dados.

A companhia destacou que os índices de inadimplência permanecem estáveis e baixos em comparação aos pares de mercado, impulsionados pela inteligência superior de dados dentro do ecossistema de gestão ERP.

Nos próximos trimestres, a gestão espera expandir a carteira de crédito com novos produtos, como empréstimos para capital de giro e antecipação de recebíveis, além de lançar ferramentas de gestão de caixa e uma conta digital para fortalecer o relacionamento primário com clientes.

RD Station

A receita da RD Station cresceu 15,4% a/a no 3T25, mesmo após a adoção de um novo modelo de precificação para o RD Conversas (mensageria via WhatsApp) em setembro — inicialmente para novos clientes, mas gradualmente estendido à base instalada ao longo do 4T25.

A nova estrutura separa receita SaaS da receita transacional, priorizando receitas SaaS de maior margem e previsibilidade.

A gestão vê isso como uma melhoria estrutural na qualidade da receita, levando a maior escalabilidade e visibilidade daqui para frente. A expectativa é que 2026 seja um ano forte para a RD Station, apoiado pela transição para um modelo multiproduto, impulsionado por cross-selling, além de melhorias em precificação, eficiência go-to-market e retenção.

Denis Herszkowicz mencionou participação ativa no RD Summit ao lado da AWS, reforçando o posicionamento do ecossistema RD.

Gestão da Totvs descarta restrições estruturais

A gestão explicou que a pressão temporária de margem anterior estava ligada a descasamentos de índices inflacionários (IGP-M vs. IPCA), que agora foram normalizados.

Assim, a unidade voltou à sua tendência normal, onde a expansão da receita recorrente leva à melhoria consistente do EBITDA. A companhia também reiterou que não há restrições estruturais que impeçam operações menos maduras — como aquisições recentes — de atingirem a mesma rentabilidade das operações estabelecidas.

Franquias em destaque

As operações de franquias também se destacaram no 3T25, entregando desempenho acima da média. A TOTVS esclareceu que não houve mudanças na remuneração ou incentivos das franquias, e a melhora refletiu maior engajamento dos franqueados, que atuam como parceiros de negócio e estão aumentando seus próprios níveis de investimento à medida que cresce a confiança na estratégia da companhia.

Inteligência artificial como vetor de crescimento

A gestão reiterou que a IA é um vetor estrutural de crescimento para a TOTVS, tanto internamente quanto externamente.

Internamente, a IA está sendo integrada a praticamente todos os processos operacionais para aumentar eficiência e produtividade.

Externamente, a IA está embarcada em funcionalidades de produtos — seja por meio de novos Agentes de IA ou dentro das funcionalidades existentes do ERP —, tornando-se cada vez mais central para a geração de receita.

Embora a companhia ainda não tenha decidido como reportar a receita impulsionada por IA, a TOTVS espera que sua contribuição cresça rapidamente e se torne relevante ao longo do tempo, apesar da dificuldade de segregá-la devido à integração ampla nas ofertas.

A TOTVS também destacou a escala de seus investimentos em infraestrutura de IA, posicionando-se como líder local no Brasil.

A companhia está desenvolvendo uma camada agnóstica de IA que se conecta a todos os principais modelos (e potencialmente modelos proprietários no futuro), juntamente com ferramentas para criação de agentes e ampla integração via API entre produtos.

Além disso, a TOTVS está investindo na organização dos dados dos clientes e preparando sistemas de back-office para novos modelos de precificação e negócios. A gestão descreveu isso como “a maior iniciativa de infraestrutura de IA no Brasil”, reforçando a intenção da companhia de liderar tanto a camada de aplicação quanto a camada fundamental de IA corporativa na América Latina.

Dimensa

A Dimensa continuou sua recuperação gradual de margem, após um turnaround iniciado há cerca de dois anos, que incluiu uma reestruturação significativa da gestão.

Desde então, a rentabilidade tem melhorado trimestre após trimestre. As aquisições recentes da unidade — como Agile e Quiver — trouxeram negócios de maior margem, apoiando o processo de consolidação.

Embora a gestão tenha evitado dar um cronograma preciso, acredita que a Dimensa, ao longo do tempo, atingirá níveis de margem semelhantes aos das operações mais maduras dentro da BU de Gestão, impulsionada por escala, sinergias de integração e ganhos de eficiência.

Do ponto de vista estrutural, a Dimensa compartilha os mesmos atributos fundamentais dos negócios principais da TOTVS: forte geração de caixa, alta retenção de clientes e receita recorrente.

A principal diferença está na vertical de serviços financeiros que atende, com dinâmicas distintas, mas qualidade operacional comparável.

À medida que a integração avança e a escala aumenta, a gestão espera que a Dimensa comece a contribuir positivamente para as margens consolidadas, refletindo tanto a recuperação orgânica quanto aquisições com efeito positivo.


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