Os especialistas do Banco Safra avaliam os resultados do Itaúsa (ITSA4) no 3T25 como neutros para as ações, uma vez que as subsidiárias da Itaúsa já haviam divulgado seus respectivos resultados.
Como ponto positivo, o Safra destaca a posição sólida do balanço, já que a companhia realizou mais uma rodada de refinanciamento que reduziu ainda mais seu custo médio da dívida para CDI + 1,11%, o que deve continuar diminuindo o peso das despesas financeiras.
Com cerca de 25%, o desconto de holding permanece acima da média histórica, mas praticamente estável no acumulado do ano.
Dado que o mercado ainda parece relutante em precificar o fim da ineficiência do PIS/COFINS (que deve vigorar apenas em 2027), o principal gatilho de curto prazo para reduzir o desconto de holding poderia ser um possível anúncio adicional de
dividendos pelo Itaú Unibanco (ITUB4).
Nesse caso, a Itaúsa poderia se destacar como uma alternativa mais barata que ofereceria um rendimento de distribuição ainda maior. O Banco Safra reitera a recomendação de Compra para a ação da Itaúsa (ITSA4).